Comprometimento organizacional e características do trabalho: em busca de significados e relações

Emmanuelle Arnaud Almeida Cavalcanti

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Luciana Lêda da Silva Costa

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Polo Campina grande Brasil

Resumo

Diante das transformações que o mundo do trabalho vem atravessando, torna-se importante compreender o sentido do trabalho, considerando suas características, bem como sua ligação direta com o comprometimento organizacional. É com esse propósito que o presente estudo apresenta-se, ancorado em autores clássicos para a construção do referencial teórico e estabelecimento das questões de pesquisa. Assim, o objetivo deste artigo é descrever a percepção dos empregados de uma empresa de fast food localizada em João Pessoa-PB acerca do significado e dos antecedentes do comprometimento organizacional, bem como das características do trabalho propostas por Hackman e Oldham (1976), relacionando-os. Em nível metodológico, esta investigação pode ser caracterizada como um estudo de natureza descritiva, cujo levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, ancoradas essencialmente em questões abertas. Utilizou-se tratamento qualitativo de dados através dos seguintes procedimentos: categorização dos assuntos abordados durante as entrevistas; descrição das categorias encontradas; representação gráfica das categorias por meio de mapas cognitivos causais; e discussão da relação existente entre as características do trabalho e os antecedentes do comprometimento organizacional. Os resultados apontam que as características do trabalho e o comprometimento com a organização assumem diversos significados para os entrevistados e confirma quatro das cinco características do trabalho propostas por Hackman e Oldham (1976), além de indicar outras variáveis antecedentes ao comprometimento organizacional.

Palavras-chave


Comprometimento Organizacional; Características do trabalho; Mapas cognitivos causais


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p42-55

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2223

Total de downloads do artigo: 2046