Técnicas de diversidade para enlaces ópticos no espaço livre sujeitos à turbulência atmosférica: Uma perspectiva teórica

Vanessa Galdino Mendes de Farias

Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (IECOM) / Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Paulo Ribeiro Lins Júnior

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Marcelo Sampaio de Alencar

ORCID iD Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (IECOM) / Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Resumo

Esse artigo apresenta uma revisão das técnicas de diversidade aplicadas para comunicação óptica no espaço livre  na presença de turbulência. Para isto são revistas as literaturas mais recentes que tratam da utilização do enlace óptico no espaço livre sujeito à turbulência atmosférica em conjunto com técnicas de diversidade espacial, temporal e de comprimento de onda e apresentados os resultados obtidos pelos autores com esses esquemas.

Palavras-chave


Enlaces ópticos no espaço livre; Turbulência atmosférica; Modulação; Técnicas de diversidade


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p144-155

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2480

Total de downloads do artigo: 1943