- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Perspectivas de futuro do corpo discente do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do IFPB - Campus João Pessoa
Resumo
Este trabalho reflete acerca das perspectivas de futuro do corpo discente do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa. A pesquisa, do tipo censo, abordou a totalidade do corpo discente através da aplicação de questionários. A partir de questões dos tipos aberta e fechada, investigamos as pretensões de futuro dos estudantes relativas às suas atividades, musicais, atuação profissional e formação superior. Os dados levantados permitiram compreender uma série de fatores relativos aos projetos de futuro dos estudantes que explicitam parte de seus interesses e demandas. Os resultados alcançados poderão subsidiar importantes intervenções pedagógicas que aproximem o universo escolar do contexto social local.
Palavras-chave
Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical; Perfil discente; Perspectivas de futuro
Texto completo:
Referências
CANALI, Heloisa Helena Barbosa. A trajetória da educação profissional no Brasil e os desafios da construção de um ensino médio integrado à educação profissional. In: SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO, 5., 2009, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte, UFMG: 2009. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/simposionete_old2/sites/default/files/CANALI,Heloisa.pdf. Acesso em: 20/07/2019.
CARNEIRO, Italan. Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Instrumento Musical do IFPB: reflexões a partir dos perfis discente e institucional. 2017. 526f. Tese (Doutorado em Educação Musical), Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/35060454/Curso_T%C3%A9cnico_Integrado_ao_Ensino_M%C3%A9dio_em_Instrumento_Musical_do_IFPB_reflex%C3%B5es_a_partir_dos_perfis_discente_e_institucional. Acesso em: 05/08/2019.
CARVALHO, Sergio; CAMPOS, Weber. Estatística básica simplificada: teoria e mais de 200 questões comentadas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
COSTA, Cristina Porto. Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Música - formação de instrumentistas e inserção laborativa na visão de seus atores: o caso do CEP- Escola de Música de Brasília. 2014. 336f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16890. Acesso em: 11/07/2019.
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA. Notícias. Governo realiza final da Copa de Bandas Marciais da Rede Estadual de Ensino neste sábado. 2016a. Disponível em: http://paraiba.pb.gov.br/governo-realiza-final-da-copa-de-bandas-marciais-da-rede-estadual-de-ensino-neste-sabado/. Acesso em: 15/07/2019.
_______. Notícias. Orquestras Sinfônicas da Paraíba selecionam músicos instrumentistas para temporada 2017. 2016b. Disponível em: http://paraiba.pb.gov.br/orquestras-sinfonicas-da-paraiba-selecionam-musicos-instrumentistas-para-temporada-2017/. Acesso em: 15/07/2019.
GÜNTHER, Hartmut. Como elaborar um questionário. Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, Brasília/DF, n. 1, 2003. Disponível em: http://www.ic.unicamp.br/~wainer/cursos/2s2006/epistemico/01Questionario.pdf. Acesso em: 12/07/2019.
KUENZER, Acácia Zeneida. EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 43-55, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/view/46/43. Acesso em: 10/08/2018.
PEREIRA, Luiz Augusto Caldas. A Rede Federal de Educação Tecnológica e o desenvolvimento local. 2003. 122f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Gestão de Cidades), Universidade Cândido Mendes, Campos dos Goytacazes, 2003. Disponível em: http://cidades.ucam-campos.br/images/arquivos/dissertacoes/2003/luiz_augusto_caldas_pereira.pdf. Acesso em: 08/06/2019.
PMJP/PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA. Notícias. Estudantes das escolas municipais participam da VIII Copa Municipal de Bandas. João Pessoa: SEDEC, 2016a. Disponível em: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/estudantes-das-escolas-municipais-participam-da-viii-copa-municipal-de-bandas/. Acesso em: 02/06/2019.
_______. Notícias. Desfiles Cívicos despertam vocações de música e dança em mais de 7 mil alunos da PMJP. João Pessoa: SEDEC, 2016b. Disponível em: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/desfiles-civicos-despertam-vocacoes-de-musica-e-danca-em-mais-de-7-mil-alunos-da-pmjp/. Acesso em: 15/06/2019.
_______. Ação Social pela Música Núcleo João Pessoa. História. João Pessoa: FUNJOPE, 2017. Disponível em: http://asmb.joaopessoa.pb.gov.br/. Acesso em: 26/06/2019.
PRIMA/PROGRAMA DE INCLUSÃO ATRAVÉS DA MÚSICA E DAS ARTES. Disponível em: http://primaparaiba.com.br/. Acesso em: 25/07/2019.
Visitas a este artigo: 1382
Total de downloads do artigo: 866