O ensino de empreendedorismo e a práxis no CEFET-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n12p22-26Palavras-chave:
empreendedorismo, praticas pedagógicas, perfil, ensino, proativoResumo
Este texto descreve o surgimento da palavra empreendedorismo e o crescimento do ensino do empreendedorismo no Brasil e sua trajetória no CEFET-PB, abordando sua contextualização, despertando para o preparo a uma nova realidade, a situação do jovem no mundo do trabalho, e tentando se aprofundar em uma temática ainda pouco conhecida no nosso país.
Downloads
Referências
BARRETO, L. P. Educação para o Empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresa da Universidade Católica de Salvador, 1998.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luisa. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, J. C. Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios, Campus, Rio de Janeiro, 2001.
DRUKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. Pioneira, 2a. Edição, São Paulo, 1987.
DRUKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship) Prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1998.
DRUKER, P. F. Administrando em tempos de grandes mudanças. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
FILLION , Louis Jacques. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários – gerentes de pequenos negóciosî. Revista de Administração USP - abr/jun 1999.
GARCIA, Fernando, Universidade Federal de Santa Catarina. Laboratório de Ensino a Distância Formação Empreendedora na Educação Profissional: Capacitação à distância de professores para o empreendedorismo, Florianópolis: LED, 2000.
GERBER, Michael E. O mito do empreendedor: como fazer de seu empreendimento um negócio bem sucedido. São Paulo: Saraiva, 1996.
GIBB, A. A. Canacademe achieve quality in small firms policy research. In Entrepreneurship and Regional Development. n. 4. p. 127-144, 1992.
GUILHON, P. T.; ROCHA, R. A. Intrapreneur: multiplicador de novos negócios. Alcance. Administração - Itajaí. Ano VI - n. 1, p. 45-51.
LEZANA, A. G. R.; TONELLI, A. Novos empreenderores nas escolas técnicas. Módulo 1 - O empreendedor. São Paulo: Instituto Uniemp,
SCHUMPETER, J. A. The theory of economic development. Oxford University Press, 1978.
VARELA, R., Espiritu empresarial en la educacion primaria; la experiencia del C.D.E.E.", V congresso Latinoamericano sobre espiritu empresarial, Santiago do Chile, p. 23-25, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.