Código aberto: uma estratégia de mercado

Zan Jie Lee

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)

Rafaell Pinheiro Sousa

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Alisson Vasconcelos de Brito

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Open Source pode ser definido como um método de desenvolvimento de software onde o código fonte é aberto para a comunidade e há suporte à recepção de contribuições, via Internet, de desenvolvedores dispersos geograficamente. Não há qualquer vinculação direta entre Open Source e Software livre. Existem licenças que protegem um software de código aberto e permitem que ele seja utilizado para diversos fins, inclusive o comercial. O Open Source trás diferenciais para o processo de desenvolvimento de software e seus resultados, tais como, maior qualidade, flexibilidade, rapidez e menor custo. Esta metodologia de desenvolvimento foi considerada eficiente apenas para fins de pesquisa acadêmica, para produzir conhecimento universal, de livre acesso. Atualmente, variados segmentos utilizam a metodologia Open Source para maximizar seus resultados. Tendo como objetivo averiguar na literatura, a aplicação desta metodologia como uma estratégia de mercado, dado que é crescente o número de importantes corporações que têm aplicado recursos em projetos com estes perfis, apresentamos este trabalho, com a finalidade de elucidar as razões que motivam estes investimentos, a motivação de um desenvolvedor que contribui gratuitamente para estes projetos, bem como desmistificar o senso comum que reprova a possibilidade de sucesso financeiro em um código fonte aberto ao público.

Palavras-chave


open source; estratégia de mercado; código aberto


Texto completo:

Referências


ALKALAY, Avi. Quando Abrir O Código Fonte. - Acessado em: Disponível em: 20 de novembro de 2008 http://avi.alkalay.net/2007/06/quando-abrir-o-codigo-fonte.html

FREE SOFWARE FOUNDATION - Acessado em: 30 de novembro de 2008 Disponível em http://www.fsf.org/about/what-is-free-software

GOETZ, Thomas (2003), “Open Source Everywhere”, Wired,11, 11 Novembro), p. 158-167.

LAURENT, Andrew (2004) Understanding Open Source and Free Software Licensing

MAEMO - Acessado em: 20 de novembro de 2008 Disponível em http://maemo.org/

OPEN SOURCE INICIATIVE - Acessado em :15 de novembro de 2008 Disponível em- http://www.opensource.org/

WEBER, Steven (2001), “The Political Economy of Open Source Software”, a GBN Working Paper, Global Business Network (GBS)

WEBER, Steven (2004), “The Success of Open Source”,Harvard University Press, E.U.A.

WOODS, Dan (2005) Open Source For The Enterprise


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p86-90

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1931

Total de downloads do artigo: 809