Código aberto: uma estratégia de mercado

Zan Jie Lee

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)

Rafaell Pinheiro Sousa

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Alisson Vasconcelos de Brito

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Open Source pode ser definido como um método de desenvolvimento de software onde o código fonte é aberto para a comunidade e há suporte à recepção de contribuições, via Internet, de desenvolvedores dispersos geograficamente. Não há qualquer vinculação direta entre Open Source e Software livre. Existem licenças que protegem um software de código aberto e permitem que ele seja utilizado para diversos fins, inclusive o comercial. O Open Source trás diferenciais para o processo de desenvolvimento de software e seus resultados, tais como, maior qualidade, flexibilidade, rapidez e menor custo. Esta metodologia de desenvolvimento foi considerada eficiente apenas para fins de pesquisa acadêmica, para produzir conhecimento universal, de livre acesso. Atualmente, variados segmentos utilizam a metodologia Open Source para maximizar seus resultados. Tendo como objetivo averiguar na literatura, a aplicação desta metodologia como uma estratégia de mercado, dado que é crescente o número de importantes corporações que têm aplicado recursos em projetos com estes perfis, apresentamos este trabalho, com a finalidade de elucidar as razões que motivam estes investimentos, a motivação de um desenvolvedor que contribui gratuitamente para estes projetos, bem como desmistificar o senso comum que reprova a possibilidade de sucesso financeiro em um código fonte aberto ao público.

Palavras-chave


open source; estratégia de mercado; código aberto


Texto completo:

Referências


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WEBER, Steven (2004), “The Success of Open Source”,Harvard University Press, E.U.A.

WOODS, Dan (2005) Open Source For The Enterprise


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p86-90

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