- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Código aberto: uma estratégia de mercado
Resumo
Open Source pode ser definido como um método de desenvolvimento de software onde o código fonte é aberto para a comunidade e há suporte à recepção de contribuições, via Internet, de desenvolvedores dispersos geograficamente. Não há qualquer vinculação direta entre Open Source e Software livre. Existem licenças que protegem um software de código aberto e permitem que ele seja utilizado para diversos fins, inclusive o comercial. O Open Source trás diferenciais para o processo de desenvolvimento de software e seus resultados, tais como, maior qualidade, flexibilidade, rapidez e menor custo. Esta metodologia de desenvolvimento foi considerada eficiente apenas para fins de pesquisa acadêmica, para produzir conhecimento universal, de livre acesso. Atualmente, variados segmentos utilizam a metodologia Open Source para maximizar seus resultados. Tendo como objetivo averiguar na literatura, a aplicação desta metodologia como uma estratégia de mercado, dado que é crescente o número de importantes corporações que têm aplicado recursos em projetos com estes perfis, apresentamos este trabalho, com a finalidade de elucidar as razões que motivam estes investimentos, a motivação de um desenvolvedor que contribui gratuitamente para estes projetos, bem como desmistificar o senso comum que reprova a possibilidade de sucesso financeiro em um código fonte aberto ao público.
Palavras-chave
open source; estratégia de mercado; código aberto
Texto completo:
Referências
ALKALAY, Avi. Quando Abrir O Código Fonte. - Acessado em: Disponível em: 20 de novembro de 2008 http://avi.alkalay.net/2007/06/quando-abrir-o-codigo-fonte.html
FREE SOFWARE FOUNDATION - Acessado em: 30 de novembro de 2008 Disponível em http://www.fsf.org/about/what-is-free-software
GOETZ, Thomas (2003), “Open Source Everywhere”, Wired,11, 11 Novembro), p. 158-167.
LAURENT, Andrew (2004) Understanding Open Source and Free Software Licensing
MAEMO - Acessado em: 20 de novembro de 2008 Disponível em http://maemo.org/
OPEN SOURCE INICIATIVE - Acessado em :15 de novembro de 2008 Disponível em- http://www.opensource.org/
WEBER, Steven (2001), “The Political Economy of Open Source Software”, a GBN Working Paper, Global Business Network (GBS)
WEBER, Steven (2004), “The Success of Open Source”,Harvard University Press, E.U.A.
WOODS, Dan (2005) Open Source For The Enterprise
Visitas a este artigo: 1931
Total de downloads do artigo: 809