Processo baseado em modelos para promover o alinhamento entre estratégia de negócio e TI

Karlos Thadeu Matias Vital de Oliveira

IFRN - Câmpus Caicó Brasil

Paulo de Figueiredo Pires

UFRJ Brasil

Geam Carlos de Araújo Filgueira

IFRN - Câmpus Caicó Brasil

Jannayna Domingues Barros Filgueira

Universidade Estadual da Paraíba - Câmpus Patos Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem baseada em modelos que tem como objetivo propor a criação de umprocesso de alinhamento estratégico concreto que seja capaz de permitir a rastreabilidade entre os objetivosorganizacionais e as atividades dos processos de negócio de uma organização, tomando como base para isso,o formalismo MDA. Trata-se de uma pesquisa aplicada e motivada pela necessidade de resolver problemasconcretos. Assim, a resolução do problema é a prioridade em detrimento do método. Além disso, a pesquisaé de natureza exploratória. Esse tipo de abordagem se preserva neste estudo, pois apesar de haver fortecontexto teórico, o desenvolvimento de ferramentas de natureza como a aqui proposta demanda um conjuntode suposições, que findam por verificar-se verdadeiras. Como resultado, esse processo provê o alinhamentoatravés da definição de diferentes níveis de modelos, os quais provêm uma transição contínua desde arepresentação do conhecimento estratégico até a representação operacional das atividades de processos quevisam atender a essa estratégia.

Palavras-chave


Estratégia; Alinhamento; Processo; Rastreabilidade


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p80-93

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1861

Total de downloads do artigo: 1073