Processo baseado em modelos para promover o alinhamento entre estratégia de negócio e TI

Karlos Thadeu Matias Vital de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Caicó Brasil

Paulo de Figueiredo Pires

ORCID iD Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Brasil

Geam Carlos de Araújo Filgueira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Caicó Brasil

Jannayna Domingues Barros Filgueira

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Patos Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem baseada em modelos que tem como objetivo propor a criação de um processo de alinhamento estratégico concreto que seja capaz de permitir a rastreabilidade entre os objetivos organizacionais e as atividades dos processos de negócio de uma organização, tomando como base para isso, o formalismo MDA. Trata-se de uma pesquisa aplicada e motivada pela necessidade de resolver problemas concretos. Assim, a resolução do problema é a prioridade em detrimento do método. Além disso, a pesquisa é de natureza exploratória. Esse tipo de abordagem se preserva neste estudo, pois apesar de haver forte contexto teórico, o desenvolvimento de ferramentas de natureza como a aqui proposta demanda um conjunto de suposições, que findam por verificar-se verdadeiras. Como resultado, esse processo provê o alinhamento através da definição de diferentes níveis de modelos, os quais provêm uma transição contínua desde a representação do conhecimento estratégico até a representação operacional das atividades de processos que visam atender a essa estratégia.

Palavras-chave


Estratégia; Alinhamento; Processo; Rastreabilidade


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p80-93

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2599

Total de downloads do artigo: 1533