Processo baseado em modelos para promover o alinhamento entre estratégia de negócio e TI

Autores

  • Karlos Thadeu Matias Vital de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Caicó
  • Paulo de Figueiredo Pires Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) http://orcid.org/0000-0001-5064-4793
  • Geam Carlos de Araújo Filgueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Caicó
  • Jannayna Domingues Barros Filgueira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Patos

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p80-93

Palavras-chave:

Estratégia, Alinhamento, Processo, Rastreabilidade

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem baseada em modelos que tem como objetivo propor a criação de um processo de alinhamento estratégico concreto que seja capaz de permitir a rastreabilidade entre os objetivos organizacionais e as atividades dos processos de negócio de uma organização, tomando como base para isso, o formalismo MDA. Trata-se de uma pesquisa aplicada e motivada pela necessidade de resolver problemas concretos. Assim, a resolução do problema é a prioridade em detrimento do método. Além disso, a pesquisa é de natureza exploratória. Esse tipo de abordagem se preserva neste estudo, pois apesar de haver forte contexto teórico, o desenvolvimento de ferramentas de natureza como a aqui proposta demanda um conjunto de suposições, que findam por verificar-se verdadeiras. Como resultado, esse processo provê o alinhamento através da definição de diferentes níveis de modelos, os quais provêm uma transição contínua desde a representação do conhecimento estratégico até a representação operacional das atividades de processos que visam atender a essa estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-04

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)