Brasil Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais

Revista Principia lança volume 61, nº 2

Prezada comunidade da Revista Principia,

É com grande satisfação que compartilhamos com vocês os últimos destaques da Revista Principia, em seu volume 61, número 2, que refletem nosso compromisso contínuo com a excelência editorial e a disseminação do conhecimento científico.

Até o final de março de 2024, alcançamos a marca de 9 mil cadastros, o que demonstra um interesse crescente em nossa revista. Esse apoio entusiasmado da comunidade acadêmica nos motiva a continuar oferecendo conteúdo de alta qualidade e relevância.

Além disso, é com orgulho que anunciamos que nossos esforços foram reconhecidos, com quase 1.500 citações no Google Acadêmico até o início de abril de 2024. Esse é um testemunho do impacto positivo que estamos alcançando na comunidade científica com os artigos publicados na Revista Principia.

É com grande honra que compartilhamos também o apoio da Reitoria do IFPB, que está nos auxiliando no aprimoramento de nossas políticas editoriais e na divulgação da revista dentro da comunidade acadêmica. Essa parceria é fundamental para fortalecer nossa presença e relevância no meio acadêmico

Além disso, temos o prazer de anunciar uma parceria estabelecida com a renomada American Chemical Society (ACS) na divulgação do curso de comunicação e escrita científica ministrado pelo Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, Editor Executivo da revista ACS Applied Materials & Interfaces e Diretor do Instituto de Física da USP – São Carlos/SP. Essa colaboração é mais um passo importante para promover a qualidade e a excelência em nossas publicações e difundir o conhecimento e a experiência do Prof. Osvaldo, ajudando no aprimoramento da escrita científica. O material, no formato de videoaulas e slides, encontra-se disponibilizado no site da Revista Principia. 

Também estamos comprometidos a fortalecer laços com congressos nacionais, recebendo versões estendidas dos melhores trabalhos selecionados pelos comitês científicos em parceria com a Revista Principia. Essa iniciativa visa enriquecer ainda mais o conteúdo de nossa revista e promover a troca de conhecimento entre as diferentes comunidades científicas.

Em particular, gostaria de reforçar a importância de escolher cuidadosamente as revistas científicas para publicação, evitando aquelas que não seguem padrões éticos e de qualidade. Nosso compromisso é com a integridade e excelência na divulgação científica.

Além disso, ressaltamos a importância de que os convites de avaliação realizados pelo Corpo Editorial da Revista Principia sejam respondidos pelos avaliadores, seja de forma positiva ou negativa, garantindo um processo mais ágil e transparente para autores e revisores.

Convido calorosamente toda a comunidade acadêmica a explorar os artigos deste novo número e de todas as edições anteriores. Agradecemos sinceramente pelo apoio contínuo e pela oportunidade de contribuir para o avanço do conhecimento científico em diversas áreas.

Desejamos uma ótima leitura e pesquisa na Revista Principia.

 

Prof. Ademar Gonçalves da Costa Junior

Editor-Chefe da Revista Principia

Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

 

Link para o volume 61, n. 2:

https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/issue/view/173

Link para o Google Scholar: 

https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=8fU8p_cAAAAJ

Link para acesso ao curso de Comunicação e Escrita Científica da ACS: 

Link para acessar a Revista Principia e todas as informações: