Brasil Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais

Revista Principia lança seu volume 29

A Revista Principia, periódico de divulgação científica e tecnológica do IFPB, publicou o seu 29º volume. A edição já está disponível online no Portal de Periódicos da instituição nesse link. Mas, também tem a sua versão impressa. Os artigos focam temas de grande interesse como energia solar, qualidade da água, acidente de trabalho, acessibilidade na escola, entre outros.

São 12 artigos distribuídos entre as áreas de Ciências da Computação, Agrárias, Ciências Humanas, Educação e Engenharias. O periódico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba tem viés multidisciplinar e está categorizado com qualis que varia de B3 a B5 dependendo da área.

A Principia tem periodicidade semestral. É o principal veículo para divulgar as pesquisas oriundas dos programas de fomento do Instituto Federal da Paraíba, que envolvem docentes, técnico-administrativos e estudantes. A Revista recebe contribuições em fluxo contínuo de pesquisadores de todo o país.

A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) implantou o processo de submissão e de análise dos artigos todo de modo online. O editor-chefe da Revista é o professor Carlos Danilo Miranda Régis, que também assina um dos trabalhos dessa edição, em coautoria. Ele destaca que todos os artigos estão com o Digital Object Identifier (DOI).

Abeu

Danilo Regis comemora também a inclusão da Editora do IFPB na Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) o que deve fortalecer outro viés dos trabalhos editoriais no tocante à publicação de livros. Além das duas edições anuais, a Revista Principia ainda deve contar com edições extras em 2016.