https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/issue/feedRevista Práxis: saberes da extensão2025-08-29T13:25:56-03:00Editoria da Revista Práxisrevista.praxis@ifpb.edu.brOpen Journal Systems<p data-start="1853" data-end="2074">A <strong data-start="1855" data-end="1873">Revista Práxis: Saberes da Extensão</strong> é um periódico <strong data-start="1889" data-end="1902">semestral</strong>, vinculado à <strong data-start="1916" data-end="1961"><a href="https://www.ifpb.edu.br/proexc" target="_blank" rel="noopener">Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC</a>)</strong>, dedicado à publicação de trabalhos que resultem de <strong data-start="2014" data-end="2038">ações extensionistas</strong> em âmbito nacional e internacional.</p> <p data-start="2076" data-end="2396">Focada no diálogo entre ciência e comunidade, acolhe manuscritos nas áreas de <strong data-start="2154" data-end="2264">Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Artes e áreas interdisciplinares</strong>. Seu objetivo é evidenciar o impacto social dos projetos de extensão e promover a articulação entre saberes acadêmicos e populares.</p> <p> </p>https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/9165A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS E DO LETRAMENTO CRÍTICO2025-08-28T12:07:29-03:00Julia Cristina Granetto Moreirajulia.moreira@unila.edu.brValdiney da Costa Lobovaldiney.lobo@unila.edu.brJosé Daniel Silva dos Santosjds.santos.2021@aluno.unila.edu.br<p>O presente artigo discute as experiências e os resultados das oficinas realizadas no projeto extensionista “Produção de Materiais Didáticos Digitais na Perspectiva do Letramento Crítico”, vinculado à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), ocorridas em 2024. Destinadas a professores de diferentes áreas do conhecimento e nível de atuação e estudantes de licenciaturas, as oficinas foram desenvolvidas seguindo os aspectos dos multiletramentos e dos letramentos críticos, com o intuito de produzir materiais didáticos digitais. A metodologia adotada para as oficinas resultou em encontros síncronos, discussão teórica e atividades práticas, culminando na produção de materiais didáticos digitais. Os resultados indicam a importância da formação continuada, colaborativa e interdisciplinar, bem como a necessidade de integrar diferentes linguagens. As oficinas contribuíram para a construção de materiais didáticos digitais alinhados às perspectivas dos multiletramentos e letramento crítico e às demandas para a criação de outros e novos conhecimentos.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Julia Cristina Granetto Moreira, Valdiney da Costa Lobo, José Daniel Silva dos Santoshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8488COMO SÃO ENSINADOS OS CONTEÚDOS DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? UMA REVISÃO DE LITERATURA2025-08-15T11:03:38-03:00Adenilson Targino Araújo Júnioradenilson.araujo@ifpb.edu.brFrancisco Lopes Oliveiralopes.francisco@academico.ifpb.edu.brJullya Barros Macedojullya.barros@academico.ifpb.edu.brBruna Esteffany de Souza Diasbruna.esteffany@academico.ifpb.edu.brWalber Augusto Costa Candidowalbercandido@hotmail.com<p><span lang="PT-BR">Este estudo tem o objetivo de revisar a literatura científica acerca da utilização das Lutas como conteúdo na Educação Física Escolar. Foi realizada uma busca por artigos na base de dados Google Acadêmico entre os meses de Dezembro de 2023 a Fevereiro do ano de 2024, com as seguintes combinações: Educação Física Escolar e Lutas; Currículo e Lutas; Conteúdo escolar e Artes Marciais; Plano de ensino e Lutas</span><span lang="PT-BR">. A busca resultou em dois mil títulos de artigos lidos, destes, 108 selecionados para leitura dos resumos, depois, 32 escolhidos para leitura completa, e ao fim, 12 artigos atenderam aos critérios.</span><span lang="PT-BR"> Após as análises, é possível indicar algumas peculiaridades deste conteúdo na escola</span><span lang="PT">, como: a compreensão de que os assuntos, temas ou tópicos, não se restrinjam ao desenvolvimento de gestos técnicos e ensino de regras; a importância da valorização histórica, cultural e filosófica de cada tipo de Luta; a atenção às questões pedagógicas como a inclusão e igualdade de gênero; o uso de vivências lúdicas; e o incentivo aos debates e reflexões acerca das diferenças entre práticas de Lutas e brigas</span></p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Adenilson Targino Araújo Júnior, Francisco Lopes Oliveira, Jullya Barros Macedo, Bruna Esteffany de Souza Dias, Walber Augusto Costa Candidohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8952ARTE E SOCIEDADE: CONSCIÊNCIA SOCIAL, DIVERSIDADE E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE2025-08-15T11:00:07-03:00Antonia Ladyjane Duarte da Silvaladyjane.duarte@academico.ifpb.edu.brKatarine de Souza Rochakatarinemv@gmail.comJulia Sarmento Calixtojulia.sarmento@academico.ifpb.edu.brVitoria Abrantes Soares Sarmentovitoria.abrantes@academico.ifpb.edu.brEwerton Gabriel Pereiraewerton.pereira@academico.ifpb.edu.brRayane Kelly dos Santos Ferreiraferreira.kelly@academico.ifpb.edu.br<p>Esse artigo apresenta os resultados do projeto de extensão desenvolvido no IFPB, campus Sousa que teve como objetivo de possibilitar as comunidades acadêmica e externa, através da criação e exibição de vídeos curtos, a promoção ao aprendizado e o desenvolvimento do pensamento crítico de forma que possam identificar, compreender e conscientizar-se do seu papel quanto indivíduo na sociedade. Como metodologia, ciou-se usou-se as redes sociais para trabalhar temas pertinentes à sociedade, fazendo uma relação com os animais domésticos, especialmente os cachorros e gatos que se encontravam abandonados no campus. A partir disso foram criadas redes de apoios para os animais abandonados como campanhas, assim também como ações relacionadas ao meio ambiente, diversidade, <em>bullyng</em> e outros. Acredita-se que com as exibições dos vídeos criou-se uma reflexão sobre os modos e estruturas sociais, de forma que as pessoas envolvidas tivessem uma nova visão sobre os temas trabalhados, de forma que ela possa ser um agente que possa vir transformar a realidade ao qual está inserido.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Antonia Ladyjane Duarte da Silva, Katarine de Souza Rocha, Julia Sarmento Calixto, Vitoria Abrantes Soares Sarmento, Ewerton Gabriel Pereira, Rayane Kelly dos Santos Ferreirahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/9029MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS DA EAFS AO IFPB CAMPUS SOUSA EM VERSOS POÉTICOS2025-08-15T10:58:19-03:00Maria Leuziedna Dantas Alvesleuziednadantas@gmail.comJoão Gabriel da Silva Woisczakjoao.woisczak@academico.ifpb.edu.br<p>Este relato de experiência tem como objetivo apresentar ações do projeto de extensão intitulado “Histórias da EAFS ao IFPB em versos poéticos: resgatando memórias e vivências”, cuja finalidade foi desenvolver um trabalho com a Literatura de Cordel, recuperando memórias, vivências e histórias da EAFS — antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS), atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Sousa (IFPB). Incentivamos a produção desse gênero que é patrimônio histórico e social do Nordeste e valorizamos as raízes históricas dessa importante instituição educacional. Reconhecemos a necessidade de reflexão sobre a diversidade cultural e estética regional e para tanto, a Literatura de Cordel é instrumento para fortalecer o desenvolvimento da escrita dos estudantes, e também espaço para circulação de conhecimento. A iniciativa contou com a parceria da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cel. Jacob Guilherme Frantz, além do envolvimento com aluno(a)s egressos, escritores e servidores do IFPB Campus Sousa. A metodologia pautou-se em uma abordagem colaborativa, formativa e cultural. Os resultados obtidos centram-se no fomento à leitura e à escrita literária e no incentivo ao resgate da memória que preserva histórias e raízes dessa instituição de ensino.</p> <p> </p> <p><strong> </strong></p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Maria Leuziedna Dantas Alves, João Gabriel da Silva Woisczakhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8891UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO O SOM QUE VEM DA SERRA: SAMBA DE COCO XUKURU DO ORORUBÁ2025-08-20T11:44:07-03:00Daniel Everson da Silva Andradedaniel.everson.andrade@gmail.comSaulo Ferreira Feitosasaulo.ffeitosa@ufpe.br<p><span style="font-weight: 400;">Consideramos que a extensão cultural tem uma valorosa missão dentro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de ensino, por colaborar com a humanização dos processos educacionais. Este artigo apresenta um relato de experiência das ações desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão de fluxo contínuo “O som que vem da serra: samba de coco Xukuru do Ororubá”. O projeto teve/tem como objetivo a celebração de uma parceria de colaboração cultural com os grupos de Samba de Coco do Povo Xukuru do Orurubá. Os métodos utilizados para desenvolver as ações foram o método participativo e o </span><em><span style="font-weight: 400;">hacer decolonial</span></em><span style="font-weight: 400;">. Como resultados parciais o projeto: aprovou ações em 3 editais de cultura em âmbito local e estadual, além da gravação de dois discos. </span></p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Daniel Everson da Silva Andrade, Saulo Ferreira Feitosahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8394AÇÃO HUMANITÁRIA COM ANIMAIS ABANDONADOS NO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB2025-08-01T16:46:09-03:00Matias da Silva Fernandesmatias.fernandes@academico.ifpb.edu.brMario Leno Martins Verasmario.veras@ifpb.edu.brKarine da Silva Carvalho karine.carvalho@ifpb.edu.brJeizom Abrantes de Limajeizom.abrantes@academico.ifpb.edu.brRyandro Martins de Sousa ryandromartins@academico.ifpb.edu.brMaria Nathália da Costa Freirenathalia.freire@live.comAnderson Rodrigues da Silvaanderson.rodrigues@academico.ifpb.edu.br<p>O projeto extensionista "Cultivando o Bem" foi realizado no <a class="linkify1 cursor-pointer" data-title="www.google.com/search?q=IFPB%20Campus%20Sousa-PB"><span class="linkify2-link-inner-text">IFPB Campus Sousa-PB</span></a>, <a class="linkify1 cursor-pointer" data-title="www.google.com/search?q=Unidade%20S%C3%A3o%20Gon%C3%A7alo"><span class="linkify2-link-inner-text">Unidade São Gonçalo</span></a>, com o objetivo de arrecadar ração para animais pets por meio da troca de plantas ornamentais cultivadas pelos participantes do projeto no setor de plantio da própria instituição, o <a class="linkify1 cursor-pointer" data-title="www.google.com/search?q=Viveiro%20das%20Mudas"><span class="linkify2-link-inner-text">Viveiro das Mudas</span></a>. O projeto foi um sucesso, foram realizadas duas feiras de trocas, que alcançaram grande êxito ao atrair uma significativa participação da comunidade local. Essa iniciativa enriqueceu o repertório crítico dos alunos, promovendo um novo senso de solidariedade. Além disso, foi possível arrecadar alimentos para animais, em situação de abandono, promovendo maior sensibilização da comunidade para a causa animal.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Matias da Silva Fernandes, Mario Leno Martins Veras, Karine da Silva Carvalho , Jeizom Abrantes de Lima, Ryandro Martins de Sousa , Maria Nathália da Costa Freire, Anderson Rodrigues da Silvahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8884A SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA2025-06-10T18:20:38-03:00Allan Kleyton Muniz Pintoallan.muniz@ifpb.edu.brIgor de Oliveira Coutinho Ortinsortins.igor@academico.ifpb.edu.brManuela Vitoria Gil de Britomanuela.gil@academico.ifpb.edu.brMaria Júlia Pessoa Medeirospessoa.julia@academico.ifpb.edu.br<p>A Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (SEMACCT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo Centro (CCC), busca romper com o ensino tradicional, promover a inclusão social, o fortalecimento das relações étnico-raciais e a diversidade. A SEMACCT visa despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes, incentivando-os a se tornarem protagonistas na construção do conhecimento para atrair futuros ingressos nos cursos oferecidos pela instituição. Mediante estandes temáticos separados por áreas de conhecimento do ENEM, área técnica e apresentações culturais, o projeto estimula o desenvolvimento de habilidades e competências. Além de aproximar a comunidade escolar da sociedade, a SEMACCT ocorreu nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024, contou com a parceria social do Teatro Santa Catarina (FUNESC) e a Escola Municipal Rosa Figueiredo, bem como o financiamento do evento por parte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (PROEXC/IFPB). Visitantes de escolas da região prestigiaram os estandes temáticos, promovendo um intercâmbio de conhecimento e experiências. Deste modo, ampliamos metodologias educacionais, promovendo a inclusão social, divulgação científica e construção de pensamento crítico-reflexivo. Proporcionamos aos estudantes e à comunidade local uma experiência satisfatória de protagonismo e conhecimento prático das atividades desenvolvidas pelo Campus.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Allan Kleyton Muniz Pinto, Igor de Oliveira Coutinho Ortins, Manuela Vitoria Gil de Brito, Maria Júlia Pessoa Medeiroshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8212SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E ENFRENTAMENTO2024-10-14T21:11:07-03:00Lorena de Almeida Cavalcante Brandão Nuneslorena.cavalcante@ifgoiano.edu.brGabriele de Lima Correialorena.cavalcante@ifgoiano.edu.br<p>Ao longo da história, é possível observar diversas formas de lidar com questões relacionadas ao bem-estar emocional. Contemporaneamente, tabus e preconceitos acerca da saúde mental têm sido abandonados, discutindo-se cada vez mais sobre a prevenção de questões como ansiedade, depressão, Burnout, dentre outras. Um dos contextos potentes para executar ações preventivas que visem a construção do bem-estar emocional é o escolar. O presente artigo apresenta e discute uma experiência formativa, ocorrida no âmbito de um projeto de extensão, que buscou contribuir para prevenção, identificação e enfrentamento de questões relativas à saúde mental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade Itapaci – GO. São apresentados os resultados de dois encontros formativos, o primeiro junto a docentes de 6º a 9º ano, acerca de Síndrome de Burnout, e o segundo junto a estudantes do 9º ano, abordando a temática do desenvolvimento da inteligência socioemocional. São realizadas contribuições para a literatura da área e também a nível prático, podendo inspirar novas iniciativas nesse âmbito.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Lorena de Almeida Cavalcante Brandão Nunes, Gabriele de Lima Correiahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8267RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO: APLICATIVO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS DE BAIXA RENDA2024-10-12T11:30:34-03:00Mateus Lucas Almeidamateus.almeida@academico.ifpb.edu.brTatiane Pereira Jorgetatiane.jorge@academico.ifpb.edu.brGeraldo Mendes Batista Netogeraldomendes.eng@gmail.comJosé Ferreira Gomes Netogomes.jose@ifpb.edu.brIsleimar de Souza Oliveiraisleimar.oliveira@ifpb.edu.br<p dir="ltr">Este relatório apresenta os resultados alcançados pelo projeto de extensão intitulado “Aplicativo de Educação Financeira para Jovens de Baixa Renda”. O principal objetivo desta iniciativa é proporcionar informações práticas sobre conceitos fundamentais de finanças pessoais, abrangendo áreas como orçamento, poupança, investimentos e gestão de dívidas. O público-alvo prioritário compreende jovens de 16 a 25 anos, uma faixa etária frequentemente desprovida de acesso a serviços financeiros convencionais. A metodologia empregada fundamenta-se em princípios de design thinking e prototipagem, adaptando-se às particularidades inerentes ao projeto. Embora não explicitamente declarado, o projeto almeja desempenhar um papel relevante na promoção da inclusão financeira e no empoderamento de jovens pertencentes a camadas de baixa renda. </p> <div> </div>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Mateus Lucas Almeida, Tatiane Pereira Jorge, Geraldo Mendes Batista Neto, José Ferreira Gomes Neto, Isleimar de Souza Oliveirahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8365RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO QUÍMICA: EXTENSÃO E SOLIDARIEDADE2025-06-10T12:04:22-03:00Maria das Graças Negreiros de Medeirosmaria.medeiros@ifpb.edu.brBeteseã Lais Batista Pereirabetesealbp9@gmail.comAdriana Christina Costak@gmail.comAlisson Lemos Costaalissonlemosc@gmail.comAlisson de Lima Xavierlima.xavier@academico.ifpb.edu.brBilly Graham Bezerra da Silva Peresbilly.graham@academico.ifpb.edu.brLanielly Cristine Silvestre Ferreira de Lima Silvalanielly.cristine@academico.ifpb.edu.brRamon Domingos Silvaramon.domingos@academico.ifpb.edu.brTaianny Gabriella da Silva Monteirotatamonte19@gmail.comTauane de Sena Santossantos.tauane@academico.ifpb.edu.br<p>Este trabalho é um relato do Projeto de Extensão Química: Extensão e Solidariedade, que objetivou a produção do conhecimento fundado em valores humanos, projetados na ciência e na cultura em função de uma mudança da realidade, propiciando aos graduandos do Curso de Licenciatura em Química do campus João Pessoa, uma formação voltada à responsabilidade social que possibilite a vivência do amor, o conhecimento de si mesmo e do outro. Como procedimento metodológico foram adotados: pesquisa bibliográfica para subsidiar a produção acadêmica, produção saneantes e sanitizantes ecológicos e/ou artesanais, capacitação, distribuição do material produzido e a difusão dos conhecimentos. O público alvo a Associação Promocional do Ancião - ASPAN, e o Hospital Padre Zé, hospital filantrópico, Organizações não Governamentais localizados no município de João Pessoa – PB. Tendo como parceiro o Lions Clube de João Pessoa Tambaú. Os resultados obtidos a partir da equipe acadêmica formada por discentes, docentes e técnicos do curso de Licenciatura em Química do IFPB, foi um processo solidário, coeso e participativo. A produção saneantes/sanitizantes ecológicos e/ou artesanais para doação, através de práticas extensionistas, a entidades filantrópicas de saúde e acolhida, além de atender às demandas de comunidades carentes, possibilita uma relação transformadora entre a academia e a sociedade.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Maria das Graças Negreiros de Medeiros, Betseã Lais Batista Pereira, Adriana Christina Costa, Alisson Lemos Costa, Alisson de Lima Xavier, Billy Graham Bezerra da Silva Peres, Lanielly Cristine Silvestre Ferreira de Lima Silva, Ramon Domingos Silva, Taianny Gabriella da Silva Monteiro, Tauane de Sena Santoshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8568FOTOGRAFAR UM SINGLE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MEU PRIMEIRO SINGLE2025-08-15T11:03:07-03:00Matheus Andradetheujp1@gmail.comSarah Emrishsarah.emrish@academico.ufpb.br<p>Este texto é um relato de experiência do processo fotográfico desenvolvido dentro do projeto de extensão <em>Meu primeiro single</em>, realizado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB. Apresentamos, aqui, os procedimentos feitos para fotografarmos uma música. Nosso percurso metodológico vem da noção de <em>briefing</em> fotográfico, através da qual elaboramos as escolhas técnicas e estéticas para a construção da imagem fotográfica do <em>single</em> <em>A fancy</em>, de John Dowland, interpretado no violão por Natan Ferreira. O resultado tem o potencial de basear outros trabalhos fotográficos dessa e de outras naturezas profissionais.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Matheus Andrade, Sarah Emrishhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8840TEORIA DAS CINCO PELES E ANSIEDADE: uma abordagem com discentes do ensino fundamental para trabalhar as emoções2025-08-15T11:01:29-03:00Dênis Davi Oliveira Decussattidecussatti@gmail.comIuan Pablo Medeiros de Oliveiraiuan.pablo@ifpb.edu.brJosé Ângelo Dantas Medeirosjose.angelo@ifpb.edu.br<p>A educação emocional é essencial no contexto escolar, especialmente por abordar questões como a ansiedade e sua relação com o corpo. Contudo, nota-se uma carência de iniciativas que promovam tal aprendizado para lidar com os sentimentos na adolescência — período marcado por intensas mudanças físicas e psicológicas. Para contribuir nesse aspecto, foi desenvolvido o projeto de extensão "Teoria das Cinco Peles e Educação Física: experiências sensoriais para se pensar o corpo", com o objetivo de conscientizar os alunos do nono ano da Escola Cidadã Integral Coêlho Lisbôa sobre a ansiedade, suas manifestações e estratégias para gerenciá-la, mediante uma correlação com a Teoria das Cinco Peles, de Friedensreich Hundertwasser. O projeto foi estruturado em três encontros: no primeiro, houve uma introdução teórica seguida de uma sessão de relaxamento e uma roda de conversa sobre experiências ansiogênicas; no segundo, os discentes desenvolveram e encenaram dramatizações que abordavam as manifestações corporais causadas pela emoção; no terceiro, criaram uma intervenção artística que expressava esse sentimento e sugeria formas de administrá-lo. Assim, o projeto aproximou o aprendizado teórico da prática educativa, estimulando os alunos a lidarem de maneira mais consciente e saudável com essa emoção, além de promover autoconhecimento corporal e habilidades socioemocionais.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iuan Pablo Medeiros de Oliveira, José Ângelo Dantas Medeiros, Dênis Davi Oliveira Decussattihttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8863DROGAS E ADOLESCÊNCIA: relatos de extensão (inter)nacional acerca do uso do diálogo como forma de prevenção para evitar consequências na saúde e vitimização social2025-08-01T16:29:34-03:00Mateus Magalhães da Silvamagalhaesmateus3@gmail.comIsael José Santanaleasijs@hotmail.comGladis Antonia Apazagladisantonia.apaza@ucse.edu.arKelvi Faria Pereirakeelviifaria@gmail.com<p style="font-weight: 400;">Quando o adolescente se afasta da família e busca maior proximidade com seus pares, podem surgir problemas sérios, especialmente se não houver orientações adequadas da família, escola e comunidade, como questões de saúde e exposição ao uso de drogas. O projeto de extensão teve como objetivo abrir canais de diálogo por meio de rodas de conversa, fundamentadas em estudos teóricos e empíricos, com estudantes do ensino fundamental e médio de Paranaíba, no Brasil, e de Jujuy, na Argentina. No Brasil, as atividades ocorreram nas escolas José Garcia Leal e Objetivo; na Argentina, nas escolas Comércio n. 3 e Comércio n. 21. Surpreendentemente, também houve ações realizadas em um presídio com internos. O projeto levou o ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Universidade Católica de Santiago del Estero às comunidades externas de ambos os países, integrando ensino, pesquisa e extensão. Os resultados indicaram que as atividades promoveram conhecimento e conscientização sobre direitos, capacitando adolescentes a defenderem tanto os próprios direitos quanto os da coletividade. Assim, buscou-se engajá-los para influenciar seus pares a evitar o uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, contribuindo para transformações nos seus microssistemas sociais.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Mateus Magalhães da Silva, Isael José Santana, Gladis Antonia Apaza, Kelvi Faria Pereirahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8533PROJETO PILOTO DE COLETA SELETIVA NO BAIRRO DO POÇO EM CABEDELO-PB2025-08-13T09:56:33-03:00Valéria Camboim Góesvaleria.goes@ifpb.edu.brCristine Helena Limeira Pimentelcristine.pimentel@ifpb.edu.brSuylane Barbalho de Lima Silvasuylanellima@gmail.comMaiane Barbalho da Luzmaianebarbalho07@gmail.comMarcelo Pereira de Limampl_arq@yahoo.com.brMariana Nóbrega de Moraesmarianadanobrega@hotmail.comAlanis Maria Souza de Melomelo.alanis@academico.ifpb.edu.brIronaldo Felipe da Silva Souzaironaldo.felipe@academico.ifpb.edu.brSara Fabricia Cipriano de Souzasara.fabricia@academico.ifpb.edu.brThayann Vilar Vitorinothayann.vilar@academico.ifpb.edu.br<p>A coleta seletiva é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e sua efetiva implementação depende diretamente do compartilhamento das responsabilidades e da organização entre a sociedade, as associações de catadores de materiais recicláveis e o poder público. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabedelo (SEMAM), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Cabedelo, dispondo de quatro alunos para estágio; a Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo (SESCAB), cedendo agentes comunitários de saúde que fazem a cobertura da área em questão; e a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cabedelo/PB (COOPERCORE), recrutando os agentes ambientais, também denominados de catadores, devidamente registrados, desenvolveram um Projeto Piloto de Coleta Seletiva no Bairro do Poço em Cabedelo-PB, como parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cabedelo/PB – PMGIRS. As ações realizadas compreenderam reuniões de planejamento, elaboração/distribuição de cartilhas informativas, divulgação em escolas, visitas domiciliares, definição de roteiro e horários para implantação da coleta seletiva no bairro, execução e avaliação. O projeto foi executado entre julho de 2022 e outubro de 2023 e, considerando uma estimativa de 500 casas existentes no bairro do Poço, o projeto conseguiu visitar 497 casas (99,4% do total), e destas, 250 casas aderiram ao projeto, o que corresponde a 50% de domicílios do bairro com coleta seletiva implantada. Essa ação agregou um maior envolvimento da comunidade e dos catadores, estabelecendo uma relação de confiança, que gera o fortalecimento da cooperativa e o bom desempenho da coleta seletiva no bairro do Poço.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Valéria Camboim Góes, Cristine Helena Limeira Pimentel, Suylane Barbalho de Lima Silva, Maiane Barbalho da Luz, Marcelo Pereira de Lima, Mariana Nóbrega de Moraes, Alanis Maria Souza de Melo, Ironaldo Felipe da Silva Souza, Sara Fabricia Cipriano de Souza, Thayann Vilar Vitorinohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/9013PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE E USO RACIONAL DA ÁGUA2025-07-24T09:56:25-03:00Joaci dos Santos Cerqueirajoaci.cerqueira@ifpb.edu.brJoez André de Moraes Rodriguesjoez.rodrigues@ifpb.edu.brPaulo Henrique Meneses Brasilpaulo.brasil@ifpb.edu.brJúlio Cesar Gomes de Araújogomes.julio@academico.ifpb.edu.brRavena Nóbrega Barbosaravena.nobrega@academico.ifpb.edu.brIany Gabriely Nobregaiany.gabriely@academico.ifpb.edu.brNicole Feliciano do Nascimentonicole.feliciano@academico.ifpb.edu.brIsabella Cristina Araujo Silvaisabella.cristina@academico.ifpb.edu.brRogério Patrício Damasceno Filhorogerio.damasceno@academico.ifpb.edu.brMaria Isabel Dantas da Nóbregaisabel.nobrega@academico.ifpb.edu.brMurilo Dantas da Nóbrega Carvalhocarvalho.nobrega@academico.ifpb.edu.br<p>O crescimento populacional tem intensificado os desafios ambientais, resultando do desequilíbrio ecológico, degradação dos ecossistemas e escassez dos recursos naturais, especialmente da água. Essencial para a vida e para a produção de bens, a água é um recurso limitado, cuja disponibilidade tem sido comprometida pelo uso insustentável e pela falta de manejo adequado. Apesar de cobrir 71% da superfície terrestre, apenas uma pequena fração é doce acessível, tornando-se cada vez mais disputada devido à poluição e a industrialização. Diante desse cenário, a adoção de práticas sustentáveis é indispensável para preservar esse recurso e garantir a continuidade da vida no planeta. Assim, o estudo teve como objetivo identificar as práticas de sustentabilidade e uso racional da água dos moradores da área urbana de Santa Luzia-PB. Este estudo exploratório, realizado em 2024, utilizou métodos quantitativos e qualitativos para analisar o uso racional da água e práticas de sustentabilidade entre moradores da zona urbana de Santa Luzia-PB. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados e tratados estatisticamente, garantindo o anonimato dos participantes. O estudo seguiu normas éticas, assegurando o consentimento livre e a confidencialidade das informações. Assim, identificou-se que a maioria dos chefes de famílias eram mulheres, com predominância da faixa etária acima de 51 anos. A reutilização de águas cinzas para o uso no sanitário foi observada em parte dos respondentes do questionário. A maioria das famílias consumia água mineral sem tratamento adicional e destinava restos de alimentos para alimentação animal ou descarte no lixo, indicando oportunidade de otimização do aproveitamento dos recursos. O estudo revelou, portanto, que os moradores de Santa Luzia-PB adotam algumas práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de águas cinzas, mas ainda enfrentam desafios no uso racional da água.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Joaci dos Santos Cerqueira, Joez André de Moraes Rodrigues, Paulo Henrique Meneses Brasil, Júlio Cesar Gomes de Araújo, Ravena Nóbrega Barbosa, Iany Gabriely Nobrega, Nicole Feliciano do Nascimento, Isabella Cristina Araujo Silva, Rogério Patrício Damasceno Filho, Maria Isabel Dantas da Nóbrega, Murilo Dantas da Nóbrega Carvalhohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/9103Expediente2025-06-25T15:31:02-03:00Erivan Lopes Tomé Júniorerivan.tome@ifpb.edu.br2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Erivan Lopes Tome Juniorhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8565GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS: ANÁLISE DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA2025-08-15T17:53:16-03:00Vitória Cristina Magalhães da Silvavitoriamagalhaes2709@gmail.comÉrika Mayumi Kato-Cruzerikakato@unoeste.brGustavo Yuho Endogustavo_endo@yahoo.com.brValdecir Cahoni Rodriguescahoni@unoeste.brLechan Colares-Santoslechan.santos@ifpr.edu.br<p>A extensão universitária consiste em um dos três pilares desenvolvidos por uma universidade, por meio do qual os alunos desenvolvem projetos para a prática do conhecimento, com diálogo com a comunidade. Assim, dentre os diversos gerenciamentos necessários a execução de projetos, o de stakeholders torna-se fundamental, na medida em que busca o alinhamento de interesses dos atores rumo a um objetivo comum. E, apesar de amplo, o campo teórico sobre redes e interações com stakeholders carece de estudos, especialmente aqueles voltados à prática organizacional. Logo, o objetivo do presente artigo foi compreender como ocorre o gerenciamento de stakeholders em um projeto de extensão universitária, bem como seus benefícios e desafios. Para tanto, o estudo fez uso de abordagem qualitativa, com análise documental, bibliográfica e de entrevistas. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo, com apoio do software Atlas/ti. Os resultados demonstraram que fatores, como planejamento, objetivos e participação, se desenvolveram e supriram as expectativas dos stakeholders, porém há necessidade de melhorias no que tange à comunicação e aos benefícios aos envolvidos.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Gustavo Yuho Endo, Vitória Cristina Magalhães da Silva, Érika Mayumi Kato-Cruz, Valdecir Cahoni Rodrigues, Lechan Colares-Santoshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8384I MOSTRA CIENTÍFICA NA UEMG: FORTALECIMENTO DE ESCOLAS E COMUNIDADES RURAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM SOLOS2025-08-15T11:04:55-03:00Franciane Diniz Cogofrancianecogo@gmail.comAntonio Tassio Santana Ormondantonio.ormond@uemg.brÉrika Andressa Silvaerika.silva@ifc.edu.brJúlia Aparecida Lima Damascenojuliadamasceno588@gmail.com<p>A I Mostra Científica na UEMG: Fortalecimento de Escolas e Comunidades Rurais por meio da Educação em Solos teve como objetivo proporcionar às escolas rurais do Município de Passos-MG, subsídios acadêmicos para a sua realização através do incentivo à experimentação investigativa, a interdisciplinaridade, a cooperação e a criatividade. Foram realizadas palestras interativas e oficinas com os temas geradores relacionados a solos e plantas a partir das percepções e vivências dos educandos. comunidades. Os estudantes foram acompanhados nas atividades por um estudante de graduação ou mestrado, assim tiveram uma referência para auxiliá-los no evento, e ao mesmo tempo aproximá-lo da Universidade. Destaca-se o interesse dos participantes nas atividades, presença de pais no evento e o envolvimento com os professores de agronomia (avaliadores). Com os estudantes do 5º ano foi realizado um concurso com o tema "Solos e Poesias”. Os melhores trabalhos foram premiados. Outro aspecto positivo, foi a valorização das culturas agrícolas de interesse dos estudantes, sendo ofertada a planta de interesse, gerou maior engajamentos, e interesse dos estudantes pela Universidade e assim a consolidou-se um espaço de experimentação em Ciência Agrárias.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Práxis: saberes da extensãohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8838LIXO NÃO É LIXO: REAPROVEITAMENTO DO RESÍDUO ORGÂNICO EM UNIDADES ESCOLARES DE ITUIUTABA - MG2025-07-08T09:42:28-03:00Marise Conceição Marquesmarise.marques@uemg.brSuzana Venâncio de Paula Correiasuzanavpcorreia@gmail.comSuelen de Paula Alteffsuuhalteff@gmail.com<p>O Brasil é um dos maiores geradores de resíduos sólidos, com um total anual de 77 milhões de toneladas. A falta de conhecimento sobre o manejo adequado do lixo orgânico resulta em desperdício e riscos à saúde pública. O projeto realizado em duas escolas de Ituiutaba-MG em 2023 visou conscientizar alunos sobre a importância de gerenciar o lixo orgânico doméstico tendo como alternativa a compostagem de resíduos produzidos na merenda escolar. As atividades incluíram oficinas de sensibilização e práticas de compostagem, utilizando o método Takakura. O projeto mostrou resultados positivos tanto em termos de educação ambiental quanto do ponto de vista do empreendedorismo, já que o composto produzido foi comercializado para a comunidade local.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Marise Conceição Marques, Suzana Venâncio de Paula Correia, Suelen de Paula Alteffhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/6977SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO SEMI-AUTOMÁTICO APLICADO A PISCICULTURA2024-04-12T12:02:20-03:00Filipe Fragoso de Abreufilipefragoso99@gmail.comFrancisco Augusto Vieira da Silvafrancisco.vieira@ifpb.edu.brTayla Fernanda Serantoni da Silveiratayla.silveira@ifpb.edu.brDavi Lázaro Batista Feitosavinicios.mangueira2013@gmail.comBrenda Mayra da Silva Pereirabrenda.mayra@academico.ifpb.edu.brAbinadabe Silva Andradeabinadabe.andrade@academico.ifpb.edu.br<p dir="ltr"><span>O presente projeto de extensão desenvolvido na comunidade de Araçás, zona rural da cidade de São João do Rio do Peixe-PB, se baseia no desenvolvimento de um Sistema de Recirculação de Água para Aquicultura (SRA), com objetivo de ser um instrumento que viabiliza o cultivo de pescado com baixíssimo consumo de água. O protótipo foi construído com o uso de materiais acessíveis de forma a ser um circuito composto de reservatórios e tubos, que possibilita a recirculação de água, filtrando os dejetos e resíduos, e os transformando em substâncias atóxicas para os peixes. Em conjunto com a construção, processos automatizados foram implementados, tornando ainda mais eficiente o controle sobre o meio, proporcionando um menor manejo e, consequentemente, facilitando o cultivo. Em paralelo, a comunidade atendida foi capacitada para operar o sistema de produção, por meio de apresentações, vídeos e folhetos, de maneira que os moradores pudessem operar com, ou sem, a parte automática do meio. Além disso, o projeto também foi disseminado na escola E.C.I.T. Jacob Guilherme Frantz, por meio de vídeos, onde foi exibido todo o processo de construção e, também, algumas técnicas que possibilitam a preservação do meio ambiente. Conclui-se então que a atividade extensionista proposta pelo projeto “Sistema de Recirculação de Água Automatizado Aplicado à Piscicultura” foi de grande relevância para todos os envolvidos, já que as experiências geradas são positivas e possibilitam a disseminação de conhecimentos, como também, oportuniza o surgimento de uma discussão em torno do assunto, no que diz respeito aos benefícios das práticas extensionistas, aproximando, então, a academia e a sociedade.</span></p><div><span><br /></span></div>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Filipe Fragoso de Abreu, Francisco Augusto Vieira da Silva, Tayla Fernanda Serantoni da Silveira, Davi Lázaro Batista Feitosa, Brenda Mayra da Silva Pereira, Abinadabe Silva Andradehttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8451LAMPEJOS E A CULTURA MAKER: ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO E TROCAS ENTRE PRÁTICAS E SABERES NO LAMPIÃO MAKER E NOS ESPAÇOS PARCEIROS2025-08-15T17:56:05-03:00Nadja Nobrega Rodriguesnadja.rodrigues@ifpb.edu.brMarília Moura Gomesmarilia.gomes@academico.ifpb.edu.brAdeilson Silva Bazante Filhoadeilson.bazante@academico.ifpb.edu.brMarina Martins da Natividademarina.natividade@academico.ifpb.edu.brFelipe de Sousa Azevedofelipe.azevedo@academico.ifpb.edu.brMaxwell Anderson Ielpo do Amaralmaxwell.amaral@ifpb.edu.brCláudio Dybas da Natividadeclaudio.natividade@ifpb.edu.br<p class="Resumo">o Lampejos de Arte e Cultura no Mundo Maker (Lampejos) é um programa que alia tecnologia a ações artístico-culturais de forma criativa e inovadora. A implementação de um espaço de educação maker em conexão com a cultura e as artes, possibilita a experimentação de processos de aprendizagem baseados nas metodologias ativas, e que sejam criativos, promovendo protagonismo estudantil, compartilhamento de experiências e colaboração mútua, através de atividades artístico-culturais criativas e de articulação entre saberes. O Lampejos vem sendo executado desde 2021, através editais do IFPB, com o objetivo de realizar um calendário de eventos relacionados a oficinas, competições, estandes, visitas e exposições dialógicas relacionados à cultura maker, e ainda, ações culturais nas mais diversas linguagens artísticas, aliados à inovação. Entre os seus resultados, podem ser citados: em 2021, envolveu mais de 100 pessoas em suas ações (comunidade interna e externa), tendo diversos parceiros internos e externos (entre estes, estúdios de fotografia e artes visuais, e grupos artísticos); em 2022, envolveu em torno de 1.800 pessoas, e entre os parceiros externos estiveram representantes comunitários, aceleradoras, escolas públicas, Prefeitura de João Pessoa, Governo da Paraíba, Tribunais, Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba, Instituto InPact; em 2023, o Lampejos realizou mais de 60 eventos, envolvendo em torno de 2.500 pessoas, tendo como parceiros externos, escolas públicas e particulares (Colégio Madre Tereza, Colégio da Polícia Militar, Colégio Lourdinas, Escola SESI), SETEC/MEC, Quilombo Ipiranga, Instituto InPact, Sociedade Brasileira de Computação, Prefeitura de João Pessoa, Governo da Paraíba, Imagineland, entre outros.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Nadja Nobrega Rodrigues, Marília Moura Gomes, Adeilson Silva Bazante Filho, Marina Martins da Natividade, Felipe de Sousa Azevedo, Maxwell Anderson Ielpo do Amaral, Cláudio Dybas da Natividade