https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/issue/feedRevista Práxis: saberes da extensão2024-12-18T11:17:08-03:00Editoria da Revista Práxisrevista.praxis@ifpb.edu.brOpen Journal Systems<p><strong>ATENÇÃO:</strong></p> <p>Informamos que, devido à atualização do sistema de gerenciamento <strong>OJS</strong> para a versão 3, realizada entre os dias <strong>02 e 07 de dezembro de 2024</strong>, os periódicos do IFPB, incluindo a <strong>Revista Práxis</strong>, podem apresentar instabilidades temporárias, como dificuldades de acesso a links e arquivos.</p> <p>Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado durante este período. Essa atualização foi essencial para aprimorar nosso fluxo de trabalho e oferecer uma experiência ainda melhor à comunidade acadêmica.</p> <p>Agradecemos sua compreensão e estamos trabalhando para normalizar todos os serviços o mais rápido possível. Caso precise de suporte ou tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: revistaprincipia at ifpb . edu . br.</p> <p><strong>Equipe Editorial</strong><br /><strong>Revista Práxis - IFPB</strong></p> <p> </p> <p><strong>xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx</strong></p> <p><strong>A</strong> <strong>Revista Práxis</strong>: saberes da extensão é um periódico semestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB que tem como objetivo publicar e divulgar a produção técnica-científica resultante de ações extensionistas desenvolvidas nos contextos nacional e internacional, que reflitam o uso dos saberes em intervenções sociais e possam contribuir para o desenvolvimento das ciências. Aceita originais nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Artes e Interdisciplinar.</p>https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8832Expediente2024-12-16T13:28:37-03:00Alexsandra Cristina Chavesalexsandra.chaves@ifpb.edu.br2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alexsandra Cristina Chaveshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8172Relato de experiência sobre evento extensionista: II Desafio Intermodal de Cajazeiras (DICZ)2024-10-12T11:07:04-03:00Kely Eudênia Laurindo Josuekellyeudeniaj@hotmail.comFernanda Dantas Rolimnandadantasr@gmail.comEmanuel Jeronymo Lima Oliveiraemanueljeronymo@gmail.comCaroline Munoz Cevada Jeronymocaroline.jeronymo@ifpb.edu.br<p>Esta proposta trata-se de um relato de experiência de um evento realizado por estudantes de engenharia do IFPB, com tutoria de uma professora e participação da Superintendência Cajazeirense de Trânsito e comunidade local (representantes da Associação de Professores de Licenciatura Plena da Paraíba). O evento é o II Desafio Intermodal de Cajazeiras (DICZ), de cunho municipal, que teve por objetivo avaliar o desempenho de diferentes modos de transporte relacionados à eficácia nas categorias: tempo gasto, custo, consumo de energia e emissão de carbono. Realizado em um dia típico, em horário de pico, divulgado pela entidade de trânsito municipal e acompanhado pela comunidade local, especificamente, no segundo semestre de 2022. Ao final foram produzidos relatórios sobre o desempenho dos meios de transporte participantes e promovidos na comunidade científica, além de publicizados nas redes sociais. Os resultados deste evento foram a experiência dos estudantes por meio de aprendizagem significativa nesta metodologia ativa, a promoção do IFPB enquanto promotora de extensão e divulgação científica, para a entidade de trânsito, informações atualizadas sobre a realidade local da cidade e para a comunidade, participação e conhecimento sobre modos de transporte.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Práxis: saberes da extensãohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8225Construindo conhecimentos em eletrônica e prototipagem no Ensino Médio2024-12-01T17:53:44-03:00Geronimo Barbosa Alexandregeronimo.alexandre@ee.ufcg.edu.brBrenda Mayra da Silva Pereirabrenda.mayra@academico.ifpb.edu.brFrancisco Camilo Felix Filhocamilo.felix@academico.ifpb.edu.brDouglas Santana Andradedouglas.andrade@ifpb.edu.brAlberto Grangeiro de Albuquerque Netoalberto.grangeiro@ifpb.edu.brEste artigo traz o relato de experiências vivenciadas por alunos do ensino médio quando o conteúdo de circuitos elétricos e eletrônica é feito por meio de oficinas práticas, unindo teoria e experimentação. O trabalho é fruto de uma parceria extensionista entre o IFPB Campus Cajazeiras e as escolas estaduais do município, tendo como foco as turmas do 3º ano, onde foi estudado conceitos de circuitos elétricos e prototipagem eletrônica. A metodologia usada foi aulas teóricas nas escolas parceiras e aulas práticas no Laboratório de Eletrônica, foram atendidas três turmas do ensino médio, num total de 60 alunos. Os grupos de alunos ao término das oficinas confeccionaram um circuito impresso para medição do nível de uma caixa d’água. Para aferir a satisfação dos discentes foram feitas perguntas aos grupos de alunos e as repostas anotadas. Os resultados da pesquisa de satisfação, traz que os alunos se sentiram motivados a estudar o assunto e que houve uma aproximação com o mundo da tecnologia e das ciências exatas.2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Práxis: saberes da extensãohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8295A contribuição da gestão por processos para o avanço nas políticas públicas de educação superior: estudo de caso na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba2024-10-12T11:49:18-03:00Alexsandro Ribeiro de Melosandro@ifpb.edu.brMariano Castro Netomariano.ufpb@gmail.com<p>Este artigo tem como finalidade apresentar o resultado de pesquisa de mestrado, estudo que discutiu como a utilização da metodologia de Gestão por Processos sobre o mapeamento dos processos que tramitam na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), pode contribuir para o avanço nas políticas públicas para a educação superior no Brasil. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, com aplicação de questionários, além de pesquisa em documentos oficiais e bibliografias na área, procedimentos que possibilitaram o mapeamento de 18 processos principais, os quais gerenciam as ações de extensão e cultura da PROEXC. Após análise do material coletado, foi possível observar os avanços que a metodologia de Gestão por Processos pode proporcionar na implantação e melhoria das políticas públicas de Extensão e Cultura da Instituição. A pesquisa foi desenvolvida com base nos autores que estudam a temática em questão, entre os quais destacamos Bueno (2020), Capote (2012), Carvalho e Sousa (2017), Marques e Oda (2012), Villela (2000) e Sousa (2017).</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Práxis: saberes da extensãohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8329Parceria Universidade e Escola na Formação Profissional Docente: Contribuições de uma Oficina On-Line2024-12-01T17:58:24-03:00Juliano Bernardino Gogoyjulianobgodoy@gmail.comRegina Zanella Penteadorzpenteado@uol.com.brFábio Bresighello Beigfabiobeig@gmail.comHenrique Zago Rodrigues Camargohenriquezagoo@hotmail.comKassiana Bragakassianabraga@prof.educacao.sp.gov.brCilene Silva Condeci_conde@yahoo.com.brLauriany Santos Laislaurinhalais.10@gmail.com<p>O artigo apresenta a experiência de um Projeto Integrador (PI) em parceria da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) com uma Escola Estadual de Educação Básica no interior paulista. Os participantes, universitários futuros professores e professores da escola pública, são envolvidos em processos de ouvir-criar-implementar uma oficina on-line envolvendo: levantamento de dados, idealização, prototipação, planejamento, implementação e validação. Norteada pela visão extensionista, a experiência do PI vincula a formação inicial e continuada de professores e articula teoria e prática na proposta de uma oficina on-line mediada por Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) e por um Recurso Educacional Aberto (REA) do Ambiente Virtual de Aprendizagem. O PI oportunizou processos de reflexão e emancipação e dos sujeitos e ajudou a impulsionar o currículo escolar e a ação docente no sentido da potencialização de uma educação democrática, socialmente justa, crítica, emancipatória e transformadora. A parceria Universidade e Escola contribuiu para a formação dos futuros professores e para o desenvolvimento profissional dos professores melhorando a qualidade da escola pública e da formação docente.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Práxis: saberes da extensãohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8224Abrangência da Prática de Judô Como Atividade Física Contemplando os Municípios de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Sousa e São José de Piranhas - Paraíba2024-12-01T17:50:01-03:00Andreza Lopes Germanoandreza.lopes@academico.ifpb.edu.brAlberto Grangeiro de Albuquerque Netoalberto.grangeiro@ifpb.edu.brAlcineide Pereira da Costacadservicospb@gmail.comJosé Pereira Martins Filhojosefilhosg1@gmail.com<p>A busca por uma vida mais saudável e ativa tem levado cada vez mais pessoas a praticarem atividades físicas. Dentre as diversas opções, as artes marciais se destacam por aliar benefícios para o corpo e a mente. O judô, em particular, fundado por Jigoro Kano, valoriza o uso eficiente da energia e busca o desenvolvimento integral do praticante. A prática regular do judô proporciona inúmeros benefícios, como o aumento da força, flexibilidade e resistência física, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades como disciplina, foco e autocontrole. Além dos aspectos físicos, o judô também promove valores como respeito, humildade e solidariedade, fortalecendo os laços sociais e contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados. Este projeto tem como objetivo incentivar a prática do judô em Cajazeiras-PB, visando promover a saúde e o bem-estar da comunidade. Através de aulas regulares, os participantes terão a oportunidade de experimentar os benefícios dessa arte marcial e desenvolver habilidades que poderão ser aplicadas em diversas áreas da vida. A iniciativa conta com a participação de egressos do IFPB Cajazeiras, que, além de contribuir para o desenvolvimento das atividades, atuam como ponte entre o projeto e a comunidade.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Práxis: saberes da extensãohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8307Psicologando2024-12-01T17:55:20-03:00Felipe Targino do Nascimentotargino.felipe@academico.ifpb.edu.brDébora Dantas de Oliveiradantas.debora@academico.ifpb.edu.brFábio Raniery da Silva Alves Ferreiraraniery.silva@academico.ifpb.edu.brDanillo Coelho Barbosacoelho.danillo@academico.ifpb.edu.brRennata Silva Carvalhorennata.carvalho@ifpb.edu.br<p dir="ltr">Pesquisas afirmam que a depressão na adolescência é mais grave e danosa do que em adultos, e seu curso é mais refratário do que a depressão na idade adulta, tendo como uma das piores consequências o suicídio. Apesar do exposto, o tema ainda é abordado de diversas maneiras pelos meios de comunicação, os quais frequentemente recorrem ao senso comum para discutir o assunto. Por ela acabar sendo debatida de forma equivocada, são criados vários tabus a seu respeito, fazendo com que muitos interpretem a depressão como uma “fraqueza” ou até mesmo uma forma de chamar atenção, contribuindo para que pessoas que são acometidas pela doença não procurem ajuda, com medo do julgamento ou porque não sabem o que se passa consigo mesmo. Diante dessa realidade, esse artigo tem como objetivo detalhar a execução do projeto de extensão “Psicologando” fornecendo dados sólidos e debatendo os principais aspectos da depressão, dessa forma promovendo para uma compreensão mais abrangente sobre o transtorno e apresentando ações efetivas na abordagem e prevenção da depressão e do suicídio, especialmente entre os adolescentes</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Práxis: saberes da extensãohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8308Reaproveitamento de óleo de cozinha como estratégia de conservação ambiental no Cariri Paraibano2024-12-01T17:56:53-03:00Francisco Gilmário Nunesgilmario.nunes@ifpb.edu.br<p>Numa paisagem árida e desafiadora, a região do Cariri Paraibano enfrenta complexidades ambientais que demandam soluções inovadoras e sustentáveis. Nesse contexto, a problemática do descarte inadequado de óleo de cozinha adquire relevância. Este relato busca discorrer sobre as atividades do projeto de extensão MT-Recicle, vinculado ao Instituto Federal da Paraíba – <em>Campus</em> Monteiro, que objetivou a coleta e o reaproveitamento de óleo de fritura usado de residências e estabelecimentos comerciais do município de Monteiro, por meio de reações de saponificação para produção de sabão caseiro, buscando perspectivas de remediação e conscientização ambiental. O projeto produziu uma quantidade significativa de sabão caseiro sólido, que foi distribuído para habitantes do município de Monteiro, totalizando um reaproveitamento de 25 L de óleo residual. A ação evitou o descarte inadequado do resíduo e promoveu perspectivas de educação ambiental.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Práxis: saberes da extensãohttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis/article/view/8330Água boa: disseminação de tecnologia social como barreira sanitária para sistemas de aproveitamento de água de chuva em comunidades rurais2024-12-01T17:59:04-03:00Wamberto Raimundo da Silva Júniorwamberto.silva@ifpb.edu.brEricson da Nobriga Torresericson.torres@ifpb.edu.brTamires Pereira da Silvatamires.pereira@academico.ifpb.edu.brJefferson Marçal Ribeirojefferson.ribeiro@academico.ifpb.edu.brGerson Lima das Neves Filhogerson.lima@academico.ifpb.edu.br<p>Diversas políticas de adaptação climática estão sendo implementadas em regiões semiáridas com intuito de aumentar as reservas hídricas para populações vulneráveis e minimizar os impactos negativos da escassez de água. Nesse sentido, o projeto Água Boa objetivou promover a disseminação de tecnologia social como barreira sanitária em sistemas de aproveitamento de água de chuva em comunidades rurais na região do Cariri Paraibano. Para tanto, o arcabouço metodológico foi estruturado nas etapas de diagnóstico, sensibilização, treinamento com a comunidade envolvida e montagem <em>in loco</em> da tecnologia social. Com base no diagnóstico realizado foi possível constatar a ausência ou ineficiência de práticas de manutenção nos sistemas hídricos, o que compromete a eficiência do aproveitamento de água pela comunidade. A tecnologia social disseminada pelo projeto promoveu o uso racional e sanitariamente seguro dos sistemas de captação e armazenamento de água de chuva, propiciando a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Práxis: saberes da extensão