Percepções e conceitos de sustentabilidade entre discentes participantes do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEXT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Autores

  • Olga Sueli Bezerra
  • Débora Lima Nunes Sales

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692015v3n3p40-59

Palavras-chave:

Extensão. Juventude e sustentabilidade. Mudança de comportamento.

Resumo

RESUMO: Foi realizado um levantamento para identificar percepções e conceitos que os discentes do PROBEXT (Programa Institucional de Bolsas de Extensão) possuíam sobre a sustentabilidade nos projetos de extensão de que participavam, no IFPB, Campus João Pessoa, em 2013. Conforme o Edital do Programa, devia haver práticas de sustentabilidade nos projetos; supunha-se, então, que esses discentes conhecessem essa temática - o que foi motivo para essa pesquisa, além da inexistência de disciplina na matriz curricular do IFPB que os auxiliasse em atividades de extensão. Uma revisão bibliográfica sobre extensão, sustentabilidade e jovem, e mudança de comportamento embasou este trabalho. Para introdução à temática, numa conversa informal com os participantes, pesquisaram-se suas expectativas e participação nos projetos; e, para o levantamento da temática, aplicou-se questionário com questões fechadas e abertas. Verificou-se que os estudantes percebiam práticas de sustentabilidade nas atividades de extensão, mas não havia homogeneidade entre conceitos. Suas respostas foram reunidas em oito categorias: ora contemplando aspectos de preservação do meio ambiente pensando nas futuras gerações; ora a sobrevivência versus o equilíbrio com a natureza; ora, ainda, considerando aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos no uso dos recursos naturais, e conceitos mais generalizados como: pensar e agir para ajudar o planeta.

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Publicado

2015-09-25

Edição

Seção

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS - Educação e Cultura