Gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde do Hospital Regional José Pereira Lima (HRJPL) no Município de Princesa Isabel-PB

Shirley Rodrigues Andrade

Rosinalva Maria Santos Cordeiro

Marco Antonio Almeida Llrena

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de um estudo incluído nas atividades do projeto de extensão intitulado Gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde do Hospital Regional José Pereira Lima – HRJPL, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no município de Princesa Isabel-PB. O referido projeto tem como objetivo geral diagnosticar como ocorre o gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde (RSSS) do HRJPL, conhecendo a percepção dos profissionais da área acerca deles. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e documental, observação in loco e entrevistas não diretivas. A pesquisa realizada permite concluir que o HRJPL não está de acordo com as normas e legislações vigentes acerca do descarte dos RSSS e que este fato contribui para o agravamento da problemática ambiental. Além disso, é possível concluir que a estrutura física do HRJPL dificulta a implantação de algumas normas de segurança, pois o hospital foi construído na década de 60 e não passou por nenhuma reforma desde então. Ademais, a falta de orientação e consciência, por parte da equipe de enfermagem, no procedimento de atendimento clínico ou laboratorial aos pacientes, que ocorre sem o descarte correto dos RSSS, agrava o problema abordado.

Palavras-chave


Resíduos sólidos de serviços de saúde. Problemas ambientais. Princesa Isabel-PB.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692015v3n3p29-39

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2037

Total de downloads do artigo: 1291