Gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde do Hospital Regional José Pereira Lima (HRJPL) no Município de Princesa Isabel-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692015v3n3p29-39Palavras-chave:
Resíduos sólidos de serviços de saúde. Problemas ambientais. Princesa Isabel-PB.Resumo
RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de um estudo incluído nas atividades do projeto de extensão intitulado Gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde do Hospital Regional José Pereira Lima – HRJPL, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no município de Princesa Isabel-PB. O referido projeto tem como objetivo geral diagnosticar como ocorre o gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde (RSSS) do HRJPL, conhecendo a percepção dos profissionais da área acerca deles. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e documental, observação in loco e entrevistas não diretivas. A pesquisa realizada permite concluir que o HRJPL não está de acordo com as normas e legislações vigentes acerca do descarte dos RSSS e que este fato contribui para o agravamento da problemática ambiental. Além disso, é possível concluir que a estrutura física do HRJPL dificulta a implantação de algumas normas de segurança, pois o hospital foi construído na década de 60 e não passou por nenhuma reforma desde então. Ademais, a falta de orientação e consciência, por parte da equipe de enfermagem, no procedimento de atendimento clínico ou laboratorial aos pacientes, que ocorre sem o descarte correto dos RSSS, agrava o problema abordado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.