MIAUCADEMIA
MEU IF É O BICHO
Palavras-chave:
Causa Animal. Desenvolvimento Social. Educação AmbientalResumo
Este artigo tem como finalidade apresentar o resultado do projeto de extensão desenvolvido no Instituto Federal da Paraíba, no campus Sousa, que teve como objetivo desenvolver e implementar estratégias eficazes para prevenir o abandono de animais domésticos, promover o bem-estar desses animais afetados e fomentar uma cultura de responsabilidade e cuidado com os animais abandonados, entre a comunidade acadêmica e comunidade externa. Foram desenvolvidas ações como reuniões semanais, oficinas, cuidados com os animais internos (alimentação, consultas e castrações) e campanhas presenciais ou através das redes sociais. Como resultado, percebeu-se uma maior conscientização em relação ao abandono de animais dentro do campus, já que esse número diminuiu consideravelmente durante o desenvolvimento desse projeto. Houveram benefícios tanto para os animais que se encontrava no campus, como também para a comunidade acadêmica, já que muitos deles foram atendidos e tiveram cuidados médicos evitando alguns tipos de doenças ou maus tratos. Criou-se também uma maior conscientização através de posts/vídeos educativos através das redes sociais.
Referências
BICALHO, G. C. (2021). Análise da implantação do programa de manejo ético populacional de cães e gatos no campus Pampulha da UFMG. (Trabalho de conclusão de Curso). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48998/7/AN%C3%81LISE%20DA%20IMPL ANTA%C3%87%C3%83O%20DO%20PROGRAMA%20DE%20MANEJO%20%C3% 89TICO.pdf.
BRASIL. Lei nº 14.064, de 29 de setembro de 2020. Altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para aumentar as penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato. Disponível em Acesso em: 21 ago. 2021.
Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. 2023. Disponível em: < https://www.gov.br/mma/pt-br/composicao/sbio/dpda/programas-e-Projetos/programa-nacional-de-manejo-populacional-etico-de-caes-e-gatos>. Acesso em 28/02/2025.
PURVES, Barry. Stop-motion. Bookman Editora, 2011.
SANTANA, Luciano Rocha; Tiago Pires Oliveira. Guarda responsável e dignidade dos animais. Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Direito Ambiental e Direito Animal. Disponível em: Acesso em 15 mar. 2010.
SINGER, Peter. Ética prática. 4. ed. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2004
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonia Ladyjane Duarte da Silva, Rayane Kelly dos Santos Ferreira, Julia Sarmento Calixto, Vitoria Abrantes Soares Sarmento, Katarine de Souza Rocha, Ewerton Gabriel Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.