Trilhas interpretativas: um caminho para a cidadania e a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p59-68Palavras-chave:
Trilhas ecológicas, Educação Ambiental, InterdisciplinaridadeResumo
A trilha interpretativa é um mecanismo socioambiental e educativo eficaz para a disseminação dos conhecimentos necessários para a preservação da natureza e mudança de atitudes e conceitos possibilitando esta interação entre os envolvidos no processo e a realidade local. Por proporcionar esta interação entre o visitante e a natureza, desperta, no mesmo, o censo de responsabilidade sobre suas ações no meio ambiente. Para tanto, este projeto de extensão visou promover aulas interdisciplinares por meio de trilhas interpretativas no fragmento da serra de São Gonçalo – Sousa/PB a alunos da rede pública de ensino das comunidades rurais do entorno do Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa. Este projeto abrangeu os professores e alunos das escolas envolvidas e do Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa, os quais executaram todas as atividades com um caráter interdisciplinar entre os conteúdos das disciplinas que compõem o currículo da educação básica, buscando promover esta interação entre o aluno e o meio ambiente na busca de uma consciência preservadora do bioma local. Estima-se que o projeto tenha atendido um público médio 800 jovens durante os seus 5 anos de execução sempre com foco na propagação da consciência ambiental.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.