Trilhas interpretativas: um caminho para a cidadania e a educação ambiental

Richardson Correia Marinheiro

Ana Caroline Ferreira Campos de Oliveira

Aluna do curso de Licenciatura em Educação Física - IFPB Campus Sousa

Frankley Marlyson de Oliveira

Maria de Fátima Emanuelle Alexandre Pessoa

Ex-Aluna do curso de Tecnologia em Agroecologia - IFPB Campus Sousa

José Junior de Araújo Sarmento

Ex-Alunodo curso de Tecnologia em Agroecologia - IFPB Campus Sousa

Resumo

A trilha interpretativa é um mecanismo socioambiental e educativo eficaz para a disseminação dos conhecimentos necessários para a preservação da natureza e mudança de atitudes e conceitos possibilitando esta interação entre os envolvidos no processo e a realidade local. Por proporcionar esta interação entre o visitante e a natureza, desperta, no mesmo, o censo de responsabilidade sobre suas ações no meio ambiente. Para tanto, este projeto de extensão visou promover aulas interdisciplinares por meio de trilhas interpretativas no fragmento da serra de São Gonçalo – Sousa/PB a alunos da rede pública de ensino das comunidades rurais do entorno do Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa. Este projeto abrangeu os professores e alunos das escolas envolvidas e do Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa, os quais executaram todas as atividades com um caráter interdisciplinar entre os conteúdos das disciplinas que compõem o currículo da educação básica, buscando promover esta interação entre o aluno e o meio ambiente na busca de uma consciência preservadora do bioma local. Estima-se que o projeto tenha atendido um público médio 800 jovens durante os seus 5 anos de execução sempre com foco na propagação da consciência ambiental.

Palavras-chave


Trilhas ecológicas; Educação Ambiental; Interdisciplinaridade


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p59-68

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2043

Total de downloads do artigo: 1962