Avaliação dos níveis de pressão sonora nos transportes coletivos da cidade de Campina Grande-PB

Lourdes Isabelle Andrade Tavares

Romildo Lima Souza

Brasil

Luiz Fernando Alves Rodrigues

Resumo


Caracteriza-se poluição sonora, qualquer ruído ou som que tenha a capacidade de gerar desconforto e prejuízos temporários ou permanentes a saúde de um indivíduo. Esse tipo de agente físico (ruído) está presente em inúmeras atividades humanas, inclusive nos transportes públicos que são parte essencial para garantir uma melhor mobilidade nas cidades. Nesse sentido, uma avaliação qualitativa e quantitativa do Nível de Pressão Sonora (NPS) foi realizada em 15 ônibus urbanos, na cidade de Campina Grande-PB. Foram realizados questionamentos sobre a percepção do nível de ruído pelos usuários e motoristas e a quantificação do NPS através do uso de um decibelímetro. Foi observado que os ruídos no interior dos veículos são um dos fatores que mais contribuem para a irritabilidade dos usuários deste tipo de transporte, além disso, de acordo com os resultados o NPS se encontra em valores em que interversões como limitação do tempo de exposição dos motoristas (ajuste da jornada de trabalho) são necessárias conforme estabelecido em norma regulamentadora (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A exposição acima dos níveis permitidos pela legislação pode vir afetar saúde psíquica e física dos usuários e motoristas dos ônibus que dependem cotidianamente do mesmo para realizar suas atividades. 

Palavras-chave


Intensidade Sonora, NPS, Transportes Coletivos.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p69-79

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1521

Total de downloads do artigo: 1281