Projeto educativo através da pratica desportiva: promovendo a formação moral e a qualidade de vida através do judô

Autores

  • Emmanuel Paixão Neto
  • Heitor Cabral Santos da Silva Santos Cabral
  • Pedro Saulo de Oliveira Caetano Oliveira Caetano
  • Adenilson Targino de Araújo Júnior Araújo Targino

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p09-15

Palavras-chave:

judô, integração, prática desportiva

Resumo

Compreendemos o papel fundamental da escola no desenvolvimento social e cultural de uma sociedade. A coexistência de diversas culturas deve ser dialogada dentro do ambiente escolar e a prática do Judô é uma possibilidade de cultura diversificada que proporciona uma gigante harmonia entre corpo e mente, sendo desta forma, uma atividade ideal para a educação física no ambiente escolar. O presente trabalho teve como objetivo proporcionar indiretamente o desenvolvimento social junto à comunidade, através da prática desportiva do Judô àqueles com menos condições de acesso ao esporte. O trabalho foi realizado no IFPB - Campus Campina Grande atendendo a comunidade circunvizinha do Bairro Dinamérica, totalizando 35 integrantes. Os resultados se mostraram positivos, visto que, todos os envolvidos no processo conseguiram atingir os objetivos propostos inicialmente. Desta forma, evidenciou-se que a prática desportiva possibilitou a integração da escola com a comunidade e proporcionou o desenvolvimento de habilidades, disciplina, trabalho em equipe, respeito à hierarquia, espírito esportivo, além de novas experiências relacionadas à cultura corporal do movimento.

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Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA