Projeto educativo através da pratica desportiva: promovendo a formação moral e a qualidade de vida através do judô

Emmanuel Paixão Neto

Heitor Cabral Santos da Silva Santos Cabral

Pedro Saulo de Oliveira Caetano Oliveira Caetano

Adenilson Targino de Araújo Júnior Araújo Targino

Resumo

Compreendemos o papel fundamental da escola no desenvolvimento social e cultural de uma sociedade. A coexistência de diversas culturas deve ser dialogada dentro do ambiente escolar e a prática do Judô é uma possibilidade de cultura diversificada que proporciona uma gigante harmonia entre corpo e mente, sendo desta forma, uma atividade ideal para a educação física no ambiente escolar. O presente trabalho teve como objetivo proporcionar indiretamente o desenvolvimento social junto à comunidade, através da prática desportiva do Judô àqueles com menos condições de acesso ao esporte. O trabalho foi realizado no IFPB - Campus Campina Grande atendendo a comunidade circunvizinha do Bairro Dinamérica, totalizando 35 integrantes. Os resultados se mostraram positivos, visto que, todos os envolvidos no processo conseguiram atingir os objetivos propostos inicialmente. Desta forma, evidenciou-se que a prática desportiva possibilitou a integração da escola com a comunidade e proporcionou o desenvolvimento de habilidades, disciplina, trabalho em equipe, respeito à hierarquia, espírito esportivo, além de novas experiências relacionadas à cultura corporal do movimento.

Palavras-chave


judô, integração, prática desportiva


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p09-15

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1613

Total de downloads do artigo: 1180