Educação em saúde no Sítio Caboclo-PB: um relato de experiência

Maria Luana Lopes de Oliveira

Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Guarabira.

Alaine Caroline Cruz Freire

Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Guarabira.

Marcondes Alexandre de Lima

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão intitulado “Educação em Saúde a um Grupo de Crianças, Adolescentes e Jovens da Comunidade do Sítio Caboclo, no Município de Guarabira-PB”, de maio a dezembro de 2015. Embora o título do projeto faça referência a uma determinada faixa etária, ele foi estendido a qualquer morador do local, formando um grupo de 15 pessoas. A importância no desenvolvimento deste trabalho esteve em utilizar a educação em saúde como ferramenta de capacitação dos moradores do Sítio Caboclo, com o intuito de torná-los aptos para fazerem escolhas saudáveis de vida, de forma consciente. Tivemos como objetivo principal implementar, através da educação em saúde, ações de promoção de hábitos saudáveis de vida, através de palestras educativas. Como resultado desta ação, pudemos observar, através dos próprios depoimentos dos participantes, que o projeto gerou transformação em suas vidas. Concluímos com a percepção que, embora mudar hábito de vida e contexto social do indivíduo sejam atitudes difíceis, educar em saúde é uma oportunidade de tornar esta ação possível, através do estímulo e respeito à autonomia individual e da troca de experiências coletivas.

Palavras-chave


Educação; Saúde; Qualidade de vida


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p33-40

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1631

Total de downloads do artigo: 1215