PRÁTICAS AMBIENTAIS COM RESÍDUOS: JOGOS EDUCATIVOS COM CÁPSULAS DE CAFÉ
Palavras-chave:
Reciclagem. Jogos educativos. Cápsulas de café. Educação ambiental.Resumo
Dada a considerável durabilidade e o volume expressivo de resíduos, quando descartados sem qualquer tratamento adequado, torna-se necessário conceber uma abordagem inovadora para incorporar esses materiais em um ciclo de vida mais extenso e benéfico. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo explorar e analisar as práticas ambientais relacionadas a reciclagem de cápsulas de café para várias finalidades, especificamente, focando na confecção de jogos educativos. O trabalho foi conduzido em várias etapas. Primeiro com oficinas de limpeza das cápsulas, seguidas de desenvolvimento de vasos decorativos e jogos e, por último as apresentações dos resultados. As duas primeiras etapas foram desenvolvidas nas salas da Instituição IFPB-MT com a equipe do projeto. As apresentações dos diversos jogos foram em eventos, em salas de aula e na Casa de Acolhimento São Sebastião. Conclui-se que a combinação da ludicidade com a temática ambiental, mostrou uma abordagem inovadora e eficaz para engajar diferentes públicos, como as crianças do orfanato e jovens adolescentes das escolas públicas, na promoção de comportamentos mais sustentáveis. A utilização dos jogos disseminou conhecimentos sobre as questões ambientais, a importância da gestão responsável de resíduos, sobre conscientização de práticas cotidianas de reuso e reciclagem, pois o lixo é também um problema nosso e não apenas do poder público.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Práxis: saberes da extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.