Órbita: um evento integrador

Maria Mônica Lacerda Martins Lúcio

Mauricio Camargo

Turla Angela Alquete de Arreguy Babtista

Angélica Lacerda Ferreira

Alexandra Rafaela da silva Freire

Resumo

Órbita - Semana de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia é um evento anual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo que inclui atividades extensionistas e de pesquisa desenvolvidas no Campus e fora dele. Esse evento teve como objetivos a integração multidisciplinar, a divulgação da produção acadêmica do Campus nas áreas de extensão e pesquisa, a troca de experiências e saberes entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, bem como a divulgação de conhecimentos nas áreas de Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente e Design Gráfico a partir de temas de interesses comuns. Além dos alunos do Campus, o Órbita envolveu servidores do IFPB, estudantes e professores da rede municipal de ensino de Cabedelo, comunidade externa e contou com a parceria das Secretarias de Saúde e Educação da Prefeitura Municipal de Cabedelo e da ONG Espaço Cidadão Famílias em ação - ECIFA. Em 2015, diversas atividades como o Experimentando Ciências, palestras, oficinas, apresentações de trabalhos de pesquisa e extensão entre outras foram realizadas durante os três dias de evento com grande participação dos alunos e comunidade externa nas atividades propostas. Vale a pena destacar que o Órbita é um evento no qual, os alunos deixam de ser espectadores e atuam diretamente na geração do conhecimento através da elaboração de seus projetos e oficinas, diversificando assim a metodologia tradicional de ensino-aprendizagem e se tornando uma ferramenta motivadora nesse processo. Ainda, pela primeira vez, houve o apoio financeiro da PROEXT, fundamental para a execução do evento.

Palavras-chave


Semana de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Encontro multidisciplinar.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p117-124

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2118

Total de downloads do artigo: 1182