Condições de armazenamento da merenda escolar em uma escola pública estadual da Cidade de Campina Grande - PB

Kátia Davi Brito

Henrique Bruno Lima de Oliveira

Emmanuel da Paixão Neto

Antonio Claudio da Silveira Alves

Christianne da Cunha Melo Meireles

Resumo

A merenda escolar fornecida em escolas públicas assume papel importante na permanência do aluno na escola. Entretanto, a forma como os alimentos são armazenados é desprovida de orientações sobre as condições adequadas de higiene, disposição e manipulação dos alimentos, o que pode ocasionar riscos à segurança alimentar dos alunos, principais consumidores da merenda escolar. O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar e corrigir o atual sistema de armazenamento dos produtos alimentícios fornecidos para a merenda de uma escola pública estadual localizada no bairro da Prata na cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa foi realizada através da aplicação de checklist com os itens de conformidade e não conformidade das condições de armazenamento em relação às instalações/edificações, equipamentos e utensílios, higiene, recebimento da matéria-prima, armazenamento, preparo e distribuição. Os resultados mostraram que os itens avaliados através do checklist estavam na maioria não conformes quanto às boas práticas higiênico-sanitárias. Desta forma, evidenciou-se a necessidade da capacitação dos profissionais envolvidos no processo, quanto a implantação e aplicação das BPF’s, bem como a confecção de uma cartilha educativa que aborda informações técnicas sobre as condições adequadas da disposição, manipulação e armazenamento dos alimentos.

Palavras-chave


merenda escolar, segurança alimentar, armazenamento


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p87-97

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2448

Total de downloads do artigo: 6677