Condições de armazenamento da merenda escolar em uma escola pública estadual da Cidade de Campina Grande - PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p87-97Palavras-chave:
merenda escolar, segurança alimentar, armazenamentoResumo
A merenda escolar fornecida em escolas públicas assume papel importante na permanência do aluno na escola. Entretanto, a forma como os alimentos são armazenados é desprovida de orientações sobre as condições adequadas de higiene, disposição e manipulação dos alimentos, o que pode ocasionar riscos à segurança alimentar dos alunos, principais consumidores da merenda escolar. O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar e corrigir o atual sistema de armazenamento dos produtos alimentícios fornecidos para a merenda de uma escola pública estadual localizada no bairro da Prata na cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa foi realizada através da aplicação de checklist com os itens de conformidade e não conformidade das condições de armazenamento em relação às instalações/edificações, equipamentos e utensílios, higiene, recebimento da matéria-prima, armazenamento, preparo e distribuição. Os resultados mostraram que os itens avaliados através do checklist estavam na maioria não conformes quanto às boas práticas higiênico-sanitárias. Desta forma, evidenciou-se a necessidade da capacitação dos profissionais envolvidos no processo, quanto a implantação e aplicação das BPF’s, bem como a confecção de uma cartilha educativa que aborda informações técnicas sobre as condições adequadas da disposição, manipulação e armazenamento dos alimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.