Praticando leitura compreensão de textos e vocabulário com alunos de escolas públicas em Guarabira - PB

Cláudia Regina Ponciano Fernandes

Layse Pereira da Costa


Núbia Kallyne Ferreira de Lima


Resumo

O desejo de contribuir para o desenvolvimento da leitura de textos em inglês e seus respectivos vocabulários nos motivou a oferecer um curso com foco na leitura e compreensão de textos a alunos de escolas públicas. O presente relato é resultado de um projeto de extensão realizado no município de Guarabira - PB. Os objetivos gerais foram: perceber a língua inglesa como um instrumento de acesso a informações e a outras culturas; valorizar a leitura como meio de informação e prazer. Especificamente, as metas foram levar os alunos a utilizarem estratégias de leitura para compreender textos em inglês e discutirem na sua língua materna; identificarem a ideia central dos textos; relatarem suas observações, percepções e conclusões sobre a compreensão da leitura; além disso, atribuir significados das palavras de forma contextualizada. Acredita-se que o projeto tenha contribuido para minimizar as dificuldades  relacionadas a compreensão de textos em inglês e seu vocabulário especifico.

Palavras-chave


Estratégias de Leitura. Vocabulário. Gêneros Textuais.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p15-22

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2171

Total de downloads do artigo: 1704