Educação ambiental enquanto instrumento para redução de impactos ambientais em garimpos

Samara Santos Fernandes

Paulo Muniz Filho

Resumo

O desenvolvimento de uma consciência crítica a respeito das ações que desempenhamos vinculadas as suas consequências imediatas e ao longo do tempo é um dos objetivos da educação ambiental. Nesse sentido, desenvolvemos este trabalho juntos aos garimpeiros dos garimpos Pedreira (Picuí – PB) e Xique-Xique 120 (Carnaúba dos Dantas – RN), com o intuito de confrontar suas práticas com os impactos ambientais decorrentes. Através dessa relação dialógica entre a academia e os garimpeiros foi possível estabelecer o debate e a partir deste consolidar conceitos que serão utilizados na mudança de práticas, o que torna viável a redução, a médio e longo prazo, dos impactos ambientais provenientes da atividade extrativista.

Palavras-chave


Educação ambiental; Garimpo; Impacto ambiental


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p59-66

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2889

Total de downloads do artigo: 2491