Implantação do Núcleo de extensão de mãos dadas com a comunidade - desenvolvendo ações educativas no Município de Cabedelo-PB

Maria de Fátima Alves Figueiredo de Lacerda

Luciana Trigueiro de Andrade

Evelin Sarmento de Carvalho

Pedro Paulo Sampaio Lacerda

Ricardo Jorge Melo Rolim Rêgo

Andrea de Lucena Lira

Claudiana Maria da Silva Leal

Resumo

O núcleo de extensão DE MÃOS DADAS COM A COMUNIDADE: DESENVOLVENDO AÇÕES EDUCATIVAS NO MUNICÍPIO DE CABEDELO- PB tem o objetivo de capacitar as comunidades de Cabedelo, em especial o Jardim Camboinha, a partir do desenvolvimento de competências multidisplinares dos discentes concluintes dos cursos técnicos integrados em Recursos Pesqueiros e Pesca, quanto à cadeia do processamento de pescados/alimentos, desde a habilitação dos manipuladores quanto à higienização e elaboração de produtos pesqueiros até a reciclagem dos resíduos orgânicos pela compostagem, viabilizando a melhoria na qualidade de vida da comunidade por meio da inserção no mercado de trabalho. Foram ofertadas 24 capacitações divididas da seguinte maneira: 14 em Beneficiamento de Pescados/Alimentos; seis em Higiene na Manipulação de Alimentos/Pescados e quatro em Gestão de Resíduos Orgânicos, sendo disponibilizadas, em cada capacitação, 30 vagas. As capacitações foram realizadas parte nas instalações do IFPB Campus Cabedelo e parte na própria comunidade, junto aos nossos parceiros (ECIFA, CRAS de Cabedelo, Instituto Mar de Esperança - IME). Assim, beneficiou-se, diretamente, cerca de 300 pessoas da comunidade interna e externa ao IFPB Campus Cabedelo, em especial, do Jardim Camboinha, e 1500 pessoas de forma indireta, contribuindo, desse modo, para a melhoria na qualidade de vida da comunidade.

Palavras-chave


Capacitação. Competências multidisplinares. Processamento de alimentos. Gestão de resíduos orgânicos.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p48-56

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2040

Total de downloads do artigo: 1077