Qualificação profissional com o uso de técnicas construtivas da construção civil

Fabianne Azevedo dos Santos

Leovegildo Douglas Pereira Souza

Thayane Bezerra Araújo

Amanda Kelly Sousa Costa

Resumo

O mercado da construção civil vem sendo desafiado a desenvolver práticas que acompanhem o crescimento dos setores econômicos. É necessário que haja o investimento em programas de capacitação profissional para atender a necessidade de mão de obra qualificada no setor. Desta forma, o projeto de extensão EdIFicar do IFPB – Campi Campina Grande, tem como objetivo capacitar pessoas na tentativa de inseri-las no mercado de trabalho da construção civil. Esse projeto adotou como metodologia a disseminação do conhecimento técnico da área para as pessoas que não teriam acesso ao meio acadêmico. A primeira instituição atendida foi “O Resgate”, cujo trabalho é voltado para ressocialização de homens, com dependência química. Então, foram fornecidos cursos de capacitação, nos quais os alunos participaram de uma fase teórica (aulas expositivas) e aplicação de exercícios práticos, como por exemplo, a construção de plantas baixas. Por fim, unindo os conhecimentos teóricos, foi viabilizado o desenvolvimento de um projeto referente à construção de uma academia, colocando em prática as técnicas construtivas aprendidas o que contribuiu para a capacitação deles no mercado de trabalho.

Palavras-chave


Construção civil; Técnicas construtivas; Qualificação


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p32-39

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1853

Total de downloads do artigo: 1192