Sistema de sinalização: desenvolvimento de um manual para o IFPB

Luciana Mendonça Dinoá Pereira

Daniel de Sousa Andrade

Handersson Mendes da Costa

Adriana Travassos Duarte Jacome

Ramom Ferreira da Mota Pereira

Turla Angela Alquete de Arreguy Baptista

Resumo

Um sistema de sinalização é essencial em um ambiente por contribuir para orientar as pessoas, facilitar o deslocamento, instruir quanto às normas de segurança e avisos importantes. Apesar disso, os campi do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) funcionam com uma sinalização improvisada, sem critérios gráficos, com materiais inapropriados e em quantidade insuficiente. O presente artigo aborda o desenvolvimento de um Manual de Sinalização para o IFPB, realizado através de um projeto de extensão, que contou com a participação de professores e alunos do curso de Design Gráfico do campus Cabedelo. Como forma de organizar as ações desenvolvidas no projeto, utilizou-se a metodologia de Calori (2007) que define claramente as fases de trabalho. Foram criadas todas as estruturas de sinalização do Campus Cabedelo e da Casa Rosada, sede da Reitoria, definindo um padrão visual e as especificações de todos os seus elementos, para garantir a correta produção e instalação das peças. Essa sinalização poderá servir como base para ser aplicada, futuramente, em todos os campi do IFPB, considerando as particularidades de cada lugar. Um ambiente bem sinalizado influenciará positivamente o comportamento das pessoas, criando um senso de conforto e bem-estar.

Palavras-chave


Sistema; Sinalização; Projeto; Manual


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p102-116

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2024

Total de downloads do artigo: 4917