Sistema de sinalização: desenvolvimento de um manual para o IFPB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p102-116Palavras-chave:
Sistema, Sinalização, Projeto, ManualResumo
Um sistema de sinalização é essencial em um ambiente por contribuir para orientar as pessoas, facilitar o deslocamento, instruir quanto às normas de segurança e avisos importantes. Apesar disso, os campi do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) funcionam com uma sinalização improvisada, sem critérios gráficos, com materiais inapropriados e em quantidade insuficiente. O presente artigo aborda o desenvolvimento de um Manual de Sinalização para o IFPB, realizado através de um projeto de extensão, que contou com a participação de professores e alunos do curso de Design Gráfico do campus Cabedelo. Como forma de organizar as ações desenvolvidas no projeto, utilizou-se a metodologia de Calori (2007) que define claramente as fases de trabalho. Foram criadas todas as estruturas de sinalização do Campus Cabedelo e da Casa Rosada, sede da Reitoria, definindo um padrão visual e as especificações de todos os seus elementos, para garantir a correta produção e instalação das peças. Essa sinalização poderá servir como base para ser aplicada, futuramente, em todos os campi do IFPB, considerando as particularidades de cada lugar. Um ambiente bem sinalizado influenciará positivamente o comportamento das pessoas, criando um senso de conforto e bem-estar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.