O projeto de extensão na educação profissional técnica de jovens e adultos: estratégias para a ação docente

Autores

  • Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes IFAL
  • Maria do Socorro Ferreira dos Santos UFAL

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p77-86

Palavras-chave:

Projeto de Extensão, Processo Ensino Aprendizagem, Ação docente

Resumo

Este artigo tem o objetivo relatar o processo de elaboração e condução de projetos de extensão que se configuram como estratégias adotadas para subsidiar o processo ensino aprendizagem dos estudantes. O método utilizado se deu por meio de encontros semanais com alunos bolsistas e voluntários onde ocorreram reuniões de estudo, com discussão de material científico, instrumentos de coleta de dados e visita técnica ao serviço de alimentação da unidade escolar indicada pela secretaria de educação municipal de Marechal Deodoro. Ficou evidente o quanto as ações de extensão têm contribuído para a formação dos alunos, tornando o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o conhecimento dos critérios legais relativos a segurança do alimento um assunto de domínio simples, que proporcionou o desenvolvimento de uma visão crítica. Tivemos  a oportunidade de refletir que a ação docente vai além de conhecimentos teóricos  e práticos, mas perpassa pelo âmbito do compartilhar esses conhecimentos, de reconhecer fragilidades e estabelecer um compromisso com a sociedade.

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA