O projeto de extensão na educação profissional técnica de jovens e adultos: estratégias para a ação docente

Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes

IFAL

Maria do Socorro Ferreira dos Santos

UFAL

Resumo

Este artigo tem o objetivo relatar o processo de elaboração e condução de projetos de extensão que se configuram como estratégias adotadas para subsidiar o processo ensino aprendizagem dos estudantes. O método utilizado se deu por meio de encontros semanais com alunos bolsistas e voluntários onde ocorreram reuniões de estudo, com discussão de material científico, instrumentos de coleta de dados e visita técnica ao serviço de alimentação da unidade escolar indicada pela secretaria de educação municipal de Marechal Deodoro. Ficou evidente o quanto as ações de extensão têm contribuído para a formação dos alunos, tornando o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o conhecimento dos critérios legais relativos a segurança do alimento um assunto de domínio simples, que proporcionou o desenvolvimento de uma visão crítica. Tivemos  a oportunidade de refletir que a ação docente vai além de conhecimentos teóricos  e práticos, mas perpassa pelo âmbito do compartilhar esses conhecimentos, de reconhecer fragilidades e estabelecer um compromisso com a sociedade.

Palavras-chave


Projeto de Extensão; Processo Ensino Aprendizagem; Ação docente


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p77-86

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2211

Total de downloads do artigo: 2084