O projeto de extensão na educação profissional técnica de jovens e adultos: estratégias para a ação docente
Resumo
Este artigo tem o objetivo relatar o processo de elaboração e condução de projetos de extensão que se configuram como estratégias adotadas para subsidiar o processo ensino aprendizagem dos estudantes. O método utilizado se deu por meio de encontros semanais com alunos bolsistas e voluntários onde ocorreram reuniões de estudo, com discussão de material científico, instrumentos de coleta de dados e visita técnica ao serviço de alimentação da unidade escolar indicada pela secretaria de educação municipal de Marechal Deodoro. Ficou evidente o quanto as ações de extensão têm contribuído para a formação dos alunos, tornando o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o conhecimento dos critérios legais relativos a segurança do alimento um assunto de domínio simples, que proporcionou o desenvolvimento de uma visão crítica. Tivemos a oportunidade de refletir que a ação docente vai além de conhecimentos teóricos e práticos, mas perpassa pelo âmbito do compartilhar esses conhecimentos, de reconhecer fragilidades e estabelecer um compromisso com a sociedade.
Palavras-chave
Projeto de Extensão; Processo Ensino Aprendizagem; Ação docente
Texto completo:
Visitas a este artigo: 2211
Total de downloads do artigo: 2084