O RENASCER DO MARISCO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Mauricio Camargo

ORCID iD Instituto Federal da Paraíba Brasil

Professor IFPB

Ruth Amanda Estupinan

ORCID iD Brasil

Resumo

Este estudo buscou, com base em levantamentos dos gargalos na cadeia produtiva do marisco no Município de Cabedelo, na Paraíba, trazer alternativas sustentáveis em um contexto social, econômico e ecológico. Assim, foi realizada a capacitação de mulheres marisqueiras da comunidade Renascer, no citado município, enquanto ao uso das conchas na produção de pavimentos e tijolos. A divulgação dos produtos em encontros entre as mulheres de outras comunidades, além de mostrar os produtos, também motivou estas para entrar no processo como uma nova alternativa de renda local.  

Palavras-chave


Comunidades pesqueiras. Economia circular. Logística reversa.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n21p64-75

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 483

Total de downloads do artigo: 278