Quebra-cabeças com palitos de fósforo: um jeito lùdico de ensinar geometria plana no ensino fundamental

Autores

  • Antonia Edvaneide de Sousa Gonzaga
  • Marcos Antonio Petrucci de Assis
  • Geraldo Herbetet de Lacerda
  • Francisco Gabriel Almeida da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p69-79

Palavras-chave:

geometria, palito, raciocínio lógico

Resumo

O estudo da Geometria no Ensino Fundamental tem sido pouco valorizado por parte dos alunos, que são atraídos pela tecnologia da informação e se dispersam durante as aulas. O uso de quebra-cabeças com palitos busca recuperar a atenção dos mesmos, trazendo o lado lúdico das brincadeiras para a sala de aula e, ao mesmo tempo, aguçando o raciocínio lógico matemático durante as atividades. Pela facilidade de construir formas e manipulá-las, os quebra-cabeças são muito úteis no ensino da geometria plana. Foi pensando nessas características dos quebra-cabeças que o projeto QUEBRA-CABEÇAS COM PALITOS DE FÓSFORO: UM JEITO LÚDICO DE ENSINAR GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL foi desenvolvido com e para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ensino Fundamental Jovelina Gomes da cidade de Uiraúna – PB. As atividades foram desenvolvidas em forma de oficinas, e foram aproveitados os conceitos e propriedades geométricas para servirem de regras do “jogo” na resolução dos quebra-cabeças. Durante as oficinas, as atividades eram desenvolvidas pelos alunos em grupos de quatro alunos, promovendo assim, o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e de interagir com os colegas.

Downloads

Publicado

2016-05-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA