RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO CSA CAJAZEIRAS - COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692023v11n22p26-33Palavras-chave:
Agricultura familiar. Sistemas agroecológicos. Comunidade.Resumo
A produção que advém da agricultura familiar enfrenta muitos desafios pois não tem instrução e suporte necessário da produção até à venda e distribuição, e não alcança a competitividade local, principalmente quando lida com produtos orgânicos. Como alternativa para esta realidade, surgiu um movimento mundial organizado pela sociedade civil chamado de Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). Nosso texto relata o fortalecimento da CSA de Cajazeiras-PB que estimula a produção de produtos orgânicos através da agricultura familiar local, com objetivos específicos de registrar e implementar o plano de manejo orgânico dos agricultores dos assentamentos, levantar as características físico-químicas das áreas de plantio e propiciar qualificação técnica aos agricultores para o plantio em sistemas agroflorestais para o semiárido. O trabalho foi aplicado nas comunidades rurais da microrregião de Cajazeiras e Sousa, localizadas no Sertão Paraibano. Para a realização dos objetivos foram realizadas as seguintes atividades: aplicação de questionário estruturado referente ao caderno do plano de manejo orgânico; levantamento planialtimétrico por drone das áreas de plantio; georreferenciamento das informações coletadas; realização de coleta e análise laboratorial dos solos dos assentamentos envolvidos. A partir da realização das visitas e suas atividades correspondentes, foi possível avançar sobre a construção do conhecimento de sistema agroflorestal, que foi o principal resultado do projeto e abre perspectiva para atuações futuras. Acredita-se que este trabalho contribuiu para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba agir em seu papel social, oferecendo suporte técnico para dirimir as dificuldades que os agricultores locais envolvidos têm vivenciado no campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.