DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Fernanda Nóbrega Martins Dias

Centro Universitário Uniesp

Alexsandra Cristina Chaves

Instituto Federal da Paraíba - campus Santa Luzia

Jaislane Júlia Viana de Medeiros

Instituto Federal da Paraíba

Tawan Morais dos Santos

Instituto Federal da Paraíba

Resumo

O Pensamento Computacional é o desenvolvimento do pensamento envolvendo a formulação de problemas e resolução de problemas, tendo como base a Ciência da Computação. O presente artigo apresenta as atividades desenvolvidas no projeto de extensão denominado IFCode: Programação na escola, que teve como objetivo estimular o desenvolvimento do Pensamento Computacional, através da programação de jogos, em estudantes do ensino fundamental II de uma escola municipal localizada na cidade de Santa Luzia-PB. O projeto foi guiado pela coordenadora do projeto e contou com o auxílio de dois alunos bolsistas e quatro alunos voluntários do curso de Técnico em Informática integrado do Campus Santa Luzia. O projeto contou com ampla participação dos estudantes da escola parceira e os resultados do projeto se mostraram satisfatórios, superando a expectativa inicial do planejamento.

Palavras-chave


Pensamento Computacional. Desenvolvimento de jogos. Computação na escola.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692023v11n22p52-56

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 342

Total de downloads do artigo: 229