DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Fernanda Nóbrega Martins Dias Centro Universitário Uniesp
  • Alexsandra Cristina Chaves Instituto Federal da Paraíba - campus Santa Luzia
  • Jaislane Júlia Viana de Medeiros Instituto Federal da Paraíba
  • Tawan Morais dos Santos Instituto Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692023v11n22p52-56

Palavras-chave:

Pensamento Computacional. Desenvolvimento de jogos. Computação na escola.

Resumo

O Pensamento Computacional é o desenvolvimento do pensamento envolvendo a formulação de problemas e resolução de problemas, tendo como base a Ciência da Computação. O presente artigo apresenta as atividades desenvolvidas no projeto de extensão denominado IFCode: Programação na escola, que teve como objetivo estimular o desenvolvimento do Pensamento Computacional, através da programação de jogos, em estudantes do ensino fundamental II de uma escola municipal localizada na cidade de Santa Luzia-PB. O projeto foi guiado pela coordenadora do projeto e contou com o auxílio de dois alunos bolsistas e quatro alunos voluntários do curso de Técnico em Informática integrado do Campus Santa Luzia. O projeto contou com ampla participação dos estudantes da escola parceira e os resultados do projeto se mostraram satisfatórios, superando a expectativa inicial do planejamento.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR:TECNOLOGIA/GESTÃO