O CINEMA VAI À SALA DE AULA E À SALA DE CASA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO, CINEMA E INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n21p3-11

Palavras-chave:

Educação. Cinema. Cultura. Infância.

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência que visa estreitar os laços entre cinema e educação, especialmente com as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As atividades estão vinculadas a um projeto de extensão desenvolvido desde 2015 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC, em parceria com escolas de redes municipais de Educação catarinenses. O caso específico aqui relatado trata de ações implementadas em 2021, em meio à pandemia da Covid-19 e que levaram o projeto da sala de aula para as salas das casas de mais de 400 famílias de estudantes de Garopaba, no litoral sul catarinense. Os resultados aqui descritos revelam que, por meio de produções cinematográficas que fogem do circuito comercial, é possível instigar a imaginação infantil e contribuir com o processo formativo das crianças.

Biografia do Autor

Luana de Gusmão Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Marizete Bortolanza Spessatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Professora do IFSC Mestre em Linguística e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS - Educação e Cultura