ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA DO MUNICÍPIO DE PRINCESA ISABEL, NA PARAÍBA

Autores

  • Maria de Lourdes Cândido da Silva Instituto Federal da Paraíba - campus Princesa Isabel
  • Fernanda da Silva de Andrade Moreira Instituto Federal da Paraíba - campus Princesa Isabel
  • Núbya Paloma Bezerra Rodrigues da Silva Instituto Federal da Paraíba - campus Princesa Isabel
  • Elen Aparecida Vieira Braga Instituto Federal da Paraíba - campus Princesa Isabel
  • Emília Maria Catarina da Silva Instituto Federal da Paraíba - campus Princesa Isabel

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692023v11n22p40-51

Palavras-chave:

Resíduos sólidos. Educação Ambiental. Coleta Seletiva.

Resumo

A coleta seletiva ainda não foi implantada em muitos dos municípios brasileiros, mesmo havendo uma preocupação com a geração exacerbada de resíduos sólidos, o que não é diferente de centros urbanos menores como Princesa Isabel, na Paraíba. Assim, o presente texto visa apresentar uma estratégia de educação ambiental desenvolvida durante a execução de um projeto de extensão realizado a partir do Instituto Federal da Paraíba no campus do município citado. Tendo como objetivo propor estratégias de educação ambiental para alunos do ensino fundamental I em ações deimplantação da coleta seletiva no município supracitado. O público alvo foi composto por estudantes das séries do 4º ano e 5º ano do ensino fundamental I. Após revisão bibliográfica, foi escolhida o uso de cartilha como estratégia ambiental, a escolha se deu após verificar indicadores de aplicabilidade (tempo e espaço). Assim foi produzida uma cartilha com informações sobre gerenciamento de resíduos sólidos e coleta seletiva que poderá ser replicada e utilizada nas ações de educação ambiental do programa de coleta seletiva do município de Princesa Isabel, Paraíba.

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Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

ÁREA INTERDISCIPLINAR: MEIO AMBIENTE