A importância da reciclagem dos materiais metálicos e da capacitação do pessoal envolvido: o despertar do empreendedorismo

Reginaldo Florêncio Paiva

http://orcid.org/0000-0002-5091-0737 IFPB Brasil

Bruno Allison ARAÚJO

IFPB Brasil

Danylo MENESES

IFPB Brasil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido em um projeto de extensão para a capacitação de catadores de materiais recicláveis da região de Cajazeiras-PB, empregando-se o alumínio como matéria-prima para estudo. O alumínio é um metal não-ferroso 100% reciclável. Por esse motivo, pode ser reutilizado inúmeras vezes, sem ter perdas consideráveis de propriedades. Sendo assim, o seu reaproveitamento incidirá em benefícios ambientais diretos e redução de custos na obtenção de materiais, gerando uma cadeia produtiva desde os consumidores, coletores até os produtores finais. Diante disso, o presente trabalho tem por finalidade promover capacitações voltadas à reciclagem do alumínio, para catadores de materiais recicláveis, o que poderá abrir um leque de possibilidades para estes, pois sabe-se que os catadores apenas repassam o material coletado, já que não possuem capacitação para agregar mais valor ao mesmo. Logo, com a execução deste projeto, espera-se um benefício direto tanto a comunidade quanto para as associações de catadores, benefício este que poderá proporcionar um aumento na rentabilidade dos envolvidos, diante das possibilidades que existirão após a realização das capacitações planejadas.

Palavras-chave


Meio Ambiente;trabalho;reciclagem;alumínio


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n5p57-66

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2128

Total de downloads do artigo: 1322