PRÁTICAS DE EXTENSÃO NO IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES: CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS E VI SEMANA DE LÍNGUA E LITERATURA

Alicia Kuhn Nunes

IFRS-Campus Bento Gonçalves Brasil

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Ana Júlia Tesser Merlo

IFRS-Campus Bento Gonçalves Brasil

Bacharel em Direito. Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Bárbara Zimer

IFRS-Campus Bento Gonçalves Brasil

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Samuel Ânderson Gebing

IFRS-Campus Bento Gonçalves Brasil

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Carina Fior Postingher Balzan

IFRS-Campus Bento Gonçalves Brasil

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Docente do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Kleber Eckert

IFRS-Campus Bento Gonçalves Brasil

Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Docente do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Resumo

Este relato de experiência busca discutir a curricularização da extensão no ensino superior ao apresentar as atividades realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão, no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do IFRS - Campus Bento Gonçalves. Um dos compromissos das instituições de ensino superior é desenvolver ações de extensão que atendam às necessidades da sociedade, promovendo, assim, a democratização do conhecimento. Aborda-se, no texto, a prática realizada pelos licenciandos dentro de dois projetos de extensão: o Curso de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados e a VI Semana de Língua e Literatura. A partir desse estágio, percebe-se a importância da imersão dos futuros docentes em ações de extensão, cujos benefícios se fazem sentir tanto para a formação acadêmica dos licenciandos quanto para os públicos atendidos pelos projetos.

Palavras-chave


Curricularização da extensão. Estágio Supervisionado. Imigrantes e refugiados. Língua Portuguesa e Literatura.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p123-133

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