RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO: ESCRITÓRIO MODELO CACTUS-CZ, PRODUÇÃO DE ESTUDOS PRELIMINARES/ANTEPROJETOS ARQUITETÔNICOS

Caroline Muñoz Cevada Jeronymo

IFPB Brasil

Docente da Unidade de Indústria, Área de Transportes e Projetos Arquitetônicos

Antonio Goncalves de Farias Junior

IFPB

Docente da Unidade de Indústria, Área de Projetos Arquitetônicos e Modelagem

Francisco Igor de Sousa Abreu

IFPB

Discente do Curso de Engenharia Civil

Resumo

Relata resultado do projeto de extensão intitulado "Escritório modelo CACTUS_CZ: Produção de Estudos Preliminares/Anteprojetos Arquitetônicos", que teve como objetivo fortalecer as práticas desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão: Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais - CACTUS/CZ, criado em 2019 no IFPB Campus Cajazeiras. Os procedimentos metodológicos envolvidos nesta experiência, acontecida entre 2020 e 2021, para o desenvolvimento dos projetos foram a produção de modelagem BIM e de estudo preliminar. Para a atuação do escritório modelo, buscaram-se ferramentas que oportunizaram o trabalho remoto assíncrono e síncrono, considerando-se o momento pandêmico de exceção. A experiência se apresentou de forma bastante positiva dado o crescimento pessoal e profissional dos discentes envolvidos na atuação desta extensão, e os projetos continuam em andamento de forma cíclica com a chegada de novos clientes/beneficiados.

Palavras-chave


Habitação de Interesse Social; Extensão; Escritório Modelo.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n21p31-37

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 434

Total de downloads do artigo: 260