“FALA NA LATA” – PERFORMANCE, EDUCOMUNICAÇÃO E PROTAGONISMO NO PODCAST

Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Lucas Felipe Farias Lima Félix de Figueiredo

Instituto Federal da Paraíba

Elaine cristina Silva Moreira

Instituto Federal da Paraíba

Wanderlécio Rodrigues da Silva

Instituto Federal da Paraíba

José Gomes de Andrade Neto

Instituto Federal da Paraíba

Ana Beatriz de Araújo Farias

Instituto Federal da Paraíba

João Vitor Ribeiro dos Santos

Instituto Federal da Paraíba

Resumo

O projeto extensionista “Fala Na Lata - Performance e Protagonismo a partir do Podcast” teve a intenção de favorecer processos pedagógicos, por meio da radiofonia. Oriunda da união de dois projetos "Jovem Radialista" e “Diálogos da Juventude”, constitui uma ação direta dos Núcleos de Extensão “Mídias jornalísticas na escola: ecos da educomunicação” e “Ações em Foco”. As ações desenvolveram a performance investigativa, crítica do aluno, consolidando a participação social consciente, na perspectiva da educomunicação (SOARES, 1996). Com a pandemia do coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, a ação foi desenvolvida para lançamento em plataformas de streaming, atendeu, como público-alvo, alunos do IFPB em isolamento social assim como o público externo, que integra grupos comunitários, residentes em bairros de Campina Grande, na Paraíba, vulneráveis socioeconomicamente. Metodologicamente, o projeto foi executado de forma remota, respeitando o isolamento social, e aconteceu em três etapas: ministração de conteúdos ligados à oratória, performance corporal, linguagem oral e escrita, através de parcerias com agentes sociais com experiência comprovada em produção de conteúdo para streaming, ações práticas na radiofonia, com gravação dos programas de forma remota e preparo e envio do conteúdo para o escritório modelo de distribuição de streaming do IFPB para lançamento no Spotify e outras plataformas. Teoricamente, o mérito desse projeto está subsidiado em Lévy (1995), Soares (1996), Saviany (2006) e Consani (2007).

Palavras-chave


Educomunicação. Radiofonia. Podcast. Protagonismo


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692023v11n23p14-23

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 407

Total de downloads do artigo: 102