IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Leonardo Pereira e Silva

ORCID iD IFPB/UFPB Brasil

é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), é Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2003), é Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade Integradas de Patos (2005), é Especialista em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (2012), é Especialista em Informática em Saúde (2016), é Especialista em Gestão Pública Municipal (2018), Mestre em Engenharia Urbana PPGEU Universidade Federal da Paraíba (2007), Tem doutorado em engenharia civil e ambiental(2019)

Maria das neves de Carvalho das neves de Carvalho

ORCID iD SEEC/PB Brasil

Pedagoga Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Especialista em Orientação e Supervisão CINTEP - Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa

Danielle Abrantes de Menezes Carvalho

http://orcid.org/0000-0003-4185-9404 SEEC-PB, IFPB Brasil

Graduana em Lic em Letras Bach em Turismo – UFPB, Especialista em Gestão Pública Municipal – UFPB

Antônio César de Carvalho

ORCID iD SEEC-PB, UFPB Brasil

Bach e Lic em Geografia - UFPB, Especialista em Ciências da Linguagem em EAD- UFPB

Resumo

O presente estudo trata de questões relativas ao lúdico, e aborda a temática da importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, que procura levantar questionamentos relacionados a essa importância. Assim, buscou-se uma literatura que enfatizasse o lúdico como estratégia, levando em consideração os instrumentos como os jogos e as brincadeiras na aprendizagem da criança. Para tanto, os fundamentos teóricos estão embasados em autores como: Áries (1979) Antunes (2003) Fontana (1997) Horon (2004) Oliveira (2002) Kramer (2003) Lima (2001) RCNEI em Brasil (1998) entre outros. Portanto, os resultados provenientes das discussões favoreceram as respostas almejadas no objetivo do estudo, no qual busca analisar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, como pressuposto a aprendizagem da criança.

Palavras-chave


Lúdico. Jogos e brincadeira. Educação infantil. Aprendizagem da criança.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p25-35

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 71

Total de downloads do artigo: 39