EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRAL E OMNILATERAL PARA TÉCNICOS EM GUIA DE TURISMO

Silvia Marina Linhares Barboza

https://orcid.org/0000-0003-3149-3402 INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Brasil

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) em Rede na Instituição Associada IFRJ campus Avançado Mesquita. Técnica Administrativa em Educação no IFRJ campus Avançado Resende. 

Michele Waltz Comarú

https://orcid.org/0000-0002-3307-4255 INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ/RJ) e do Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRJ), no qual atua também como coordenadora.

Resumo

Esta pesquisa visa a discutir as contribuições do Projeto de Extensão Aprendendo a história de Resende de Forma Lúdica, oferecido como extensão tecnológica, para a promoção de uma formação humana e integral de Técnicos em Guia de Turismo. Tem como principais referenciais os conceitos de Educação Profissional, Ensino Integrado e Extensão como possibilidade formativa em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou das técnicas da pesquisa-ação. O estudo contou com quatro etapas, sendo: construção e submissão do projeto de extensão, realização do projeto, análise dos dados produzidos e materialização dos registros do projeto num portfólio. Para produzir dados foram feitas rodas de conversa, aplicados questionários e realizadas anotações em campo. Os resultados revelam que a atividade reafirmou o potencial da Extensão como possibilidade de formação integral e omnilateral na EPT ao favorecer a relação entre teoria e prática dos conteúdos do curso, o contato de participantes do projeto com ambientes municipais culturais e voltados para pesquisas relacionadas à profissão, o desenvolvimento de um trabalho coletivo e colaborativo e maior conhecimento de aspectos da história local da cidade de Resende/RJ.

Palavras-chave


Extensão; Ensino integrado; Relação teoria/prática; Trabalho colaborativo; História de Resende


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p3-24

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 558

Total de downloads do artigo: 424