EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRAL E OMNILATERAL PARA TÉCNICOS EM GUIA DE TURISMO
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p3-24Palavras-chave:
Extensão, Ensino integrado, Relação teoria/prática, Trabalho colaborativo, História de ResendeResumo
Esta pesquisa visa a discutir as contribuições do Projeto de Extensão Aprendendo a história de Resende de Forma Lúdica, oferecido como extensão tecnológica, para a promoção de uma formação humana e integral de Técnicos em Guia de Turismo. Tem como principais referenciais os conceitos de Educação Profissional, Ensino Integrado e Extensão como possibilidade formativa em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou das técnicas da pesquisa-ação. O estudo contou com quatro etapas, sendo: construção e submissão do projeto de extensão, realização do projeto, análise dos dados produzidos e materialização dos registros do projeto num portfólio. Para produzir dados foram feitas rodas de conversa, aplicados questionários e realizadas anotações em campo. Os resultados revelam que a atividade reafirmou o potencial da Extensão como possibilidade de formação integral e omnilateral na EPT ao favorecer a relação entre teoria e prática dos conteúdos do curso, o contato de participantes do projeto com ambientes municipais culturais e voltados para pesquisas relacionadas à profissão, o desenvolvimento de um trabalho coletivo e colaborativo e maior conhecimento de aspectos da história local da cidade de Resende/RJ.
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