ANÁLISE DA EFETIVIDADE DE PLANOS RELACIONADOS AO COMITÊ DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA

Mirella Leôncio Motta e Costa

Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Engenheira Civil (UFCG), mestrado em Eng. Civil e Ambiental (UFCG) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB)

Renata Xavier da Fonsêca

IFPB Brasil

Graduanda de Gestão Ambiental

Resumo

O processo de planejamento é fundamental para o desenvolvimento do gerenciamento dos recursos hídricos. No âmbito do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte da Paraíba (CBH-LN) existem diversos planejamentos estabelecidos, pelo próprio comitê, por programas estaduais internos e programas externos. Este artigo tem como objetivo avaliar a efetividade dos planejamentos existentes no âmbito do CBH-LN, buscando identificar a realização total ou parcial de ações e atividades planejadas. Foram identificados e avaliados cinco planejamentos: Planejamento Estratégico do CBH-LN, PROCOMITÊS, Plano de comunicação, Plano de capacitação e Plano de aplicação de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Os resultados apontam que o PROCOMITÊS foi o programa que mais conseguiu realizar ações, com 72,7% de efetividade. Em seguida, está o Plano de Comunicação com 37,5% com ações realizadas. O Plano de Aplicação dos Recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos apresentou 25% de ações realizadas, seguida pelo Planejamento Estratégico do CBH-LN com 22,5% de ações realizadas. O Plano de Capacitação é o que detém menor nível de realização com 87,5% das ações não realizadas, o que pode ser justificado pela Pandemia no Novo Coronavírus.

Palavras-chave


Planejamento; Efetividade; Comitês de bacias hidrográficas.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p55-65

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 552

Total de downloads do artigo: 326