NEGÓCIO LOCAL - PLATAFORMA ONLINE PARA DIVULGAÇÃO DE MICRO E PEQUENOS EMPREENDIMENTOS

Antonio Alexandre Moura Costa

Instituto Federal da Paraíba

Resumo

A pandemia do novo coronavírus vem causando consequências catastróficas em todo o mundo.  Dessa forma, governos foram compelidos a adotar o isolamento o social como forma de combate a disseminação do vírus. Apesar de importante, essa medida tem impacto na economia, afetando principalmente micros e pequenos empreendimentos (MPEs). Neste artigo, é apresentado um relato de experiência acerca da execução do projeto Negócio Local, o qual consistiu na implementação de uma alternativa para divulgação de produtos e serviços de MPEs, através de uma plataforma online gratuita, como forma de impulsionar o desenvolvimento regional do município de Santa Luzia/Paraíba e região do Vale do Sabugi. Durante a execução do projeto, uma equipe do Instituto Federal da Paraíba, campus Santa Luzia, realizou a prospecção de potenciais empreendedores que desejassem inserir seus negócios no ambiente virtual. Em seguida, foram desenvolvidos websites para os MPEs, de forma completamente gratuita. Além disso, foram realizadas capacitações para que os próprios empreendedores fossem habilitados a administrar seus respectivos websites. Dentre os parceiros sociais do projeto, encontram-se empreendimentos do ramo alimentício e do setor de serviços. Por fim, as ações e resultados do projeto foram divulgados em mídias sociais.

Palavras-chave


Pandemia; Desenvolvimento web; Empreendedorismo.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p84-91

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 55

Total de downloads do artigo: 36