NEGÓCIO LOCAL - PLATAFORMA ONLINE PARA DIVULGAÇÃO DE MICRO E PEQUENOS EMPREENDIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p84-91Palavras-chave:
Pandemia, Desenvolvimento web, Empreendedorismo.Resumo
A pandemia do novo coronavírus vem causando consequências catastróficas em todo o mundo. Dessa forma, governos foram compelidos a adotar o isolamento o social como forma de combate a disseminação do vírus. Apesar de importante, essa medida tem impacto na economia, afetando principalmente micros e pequenos empreendimentos (MPEs). Neste artigo, é apresentado um relato de experiência acerca da execução do projeto Negócio Local, o qual consistiu na implementação de uma alternativa para divulgação de produtos e serviços de MPEs, através de uma plataforma online gratuita, como forma de impulsionar o desenvolvimento regional do município de Santa Luzia/Paraíba e região do Vale do Sabugi. Durante a execução do projeto, uma equipe do Instituto Federal da Paraíba, campus Santa Luzia, realizou a prospecção de potenciais empreendedores que desejassem inserir seus negócios no ambiente virtual. Em seguida, foram desenvolvidos websites para os MPEs, de forma completamente gratuita. Além disso, foram realizadas capacitações para que os próprios empreendedores fossem habilitados a administrar seus respectivos websites. Dentre os parceiros sociais do projeto, encontram-se empreendimentos do ramo alimentício e do setor de serviços. Por fim, as ações e resultados do projeto foram divulgados em mídias sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.