IFMUSIC EM TEMPOS DE PANDEMIA: VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS EM NARRATIVAS DA MÚSICA NO BREJO PARAIBANO

José Augusto Lopes Viana

ORCID iD IFPB Brasil

Líbna Naftali Lucena Ferreira

IFPB

Pedro Gustavo Santos de Lima

IFPB

Resumo

A música tem se mostrado um importante elemento estimulador da qualidade de vida das pessoas, gerando bem-estar e equilíbrio emocional. Com esse propósito, o presente projeto teve como objetivo a realização de transmissões on-line, denominadas lives, mediadas pelo grupo musical IFMusic, do IFPB/Campus Guarabira. As lives foram desenvolvidas com a participação de produtores, mestres e autodidatas da música na região do brejo paraibano, indicados e convidados por parceiros sociais e componentes do IFMusic que residem na região. Os convidados fizeram apresentações e falaram de suas vivências, experiências e trajetórias com a música. Para a realização das transmissões on-line foi criado um canal na plataforma YouTube e a sua divulgação ocorreu nas plataformas digitais do grupo musical e parceiros sociais. Dessa forma, entende-se que as ações do projeto contribuíram para amenizar os impactos negativos do isolamento social em tempos de pandemia, além de funcionar como um espaço democrático para entusiastas da música servindo de inspiração para aqueles que assistiram às lives, fortalecendo os laços do IFPB com parceiros sociais e comunidade em geral. Ao todo foram realizadas três lives com a participação de 10 entrevistados e as lives contam, até o momento, com cerca de 1300 visualizações.

Palavras-chave


Música e pandemia. Covid-19. Lives. Músicos/Brejo Paraibano.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p36-46

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 555

Total de downloads do artigo: 329