Projeto das margaridas: empoderando mulheres no Município de Pocinhos
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p77-84Palavras-chave:
Mulheres. Capacitação. ArtesanatoResumo
O presente texto apresenta relatos de experiências de um Programa de Extensão realizado na cidade de Pocinhos-PB em parceria com a Igreja Católica, através da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O Programa de Extensão teve por objetivo a capacitação do grupo de mulheres que integram o Projeto das Margaridas na Cidade de Pocinhos, inserindo novas mulheres e capacitando todas elas com conhecimentos de empreendedorismo, conhecimentos sobre alegislação brasileira na temática da mulher, elaboração de políticas públicas, comunicação e oratória. Tais ações ocorreram paralelamente a oficinas de artesanato – pintura, bordado e costura, para assim contribuir com melhoria das condições econômicas dessas mulheres. Ao longo do desenvolvimento do Programa, percebeu-se claramente a evolução das mulheres tanto
no aspecto de desenvoltura com os conhecimentos adquiridos nos cursos de extensão e oficinas de artesanato, tanto do aspecto da autoestima, já que elas se sentiram valorizadas e acolhidas por parte das ações que estavam sendo levadas até elas: cursos de extensão, atividades de campo, eventos para vendas dos produtos elaborados. Ao final do desenvolvimento do Programa, pela primeira vez, segundo o relato das mulheres, elas estavam reunidas fazendo o
rateio do lucro das vendas e fazendo planejamento para a compra de mais material de consumo para a elaboração de novos produtos. Dessa forma, considera-se que as ações do presente Programa de Extensão atingiram seus objetivos propostos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.