Utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aprendizagem das Ciências Exatas

Maria Isabel Ferreira Santos

Rafael Roberto da Silva

Lorena Letícia Gomes Otoni

Millena Dayse Barbosa da Silva

Francisco Lopes Lavor Neto

Resumo

A forma de ensinar e aprender tem sido modelada pelas intensas transformações que a sociedade tem experimentado devido ao desenvolvimento tecnológico. Por conta disso, o presente trabalho buscou oferecer a estes estudantes uma forma de auxilia-los no aprendizado das disciplinas de física, química e matemática, com o uso do YouTube e através da produção de material didático a serem publicados neste site, sob forma de vídeos de cunho explicativo a respeito de determinada teoria, situação ou problema que esteja engajado no ensino das referidas disciplinas. A metodologia utilizada caracteriza-se como um estudo quantitativo, onde os dados coletados são provenientes de questionários, observações e análises de gráficos e repercussão das atividades desenvolvidas. O desenvolvimento da pesquisa, se deu em seis importantes fases, que são: realização de encontros virtuais dos participantes, elaboração de um questionário, gravação e divulgação dos vídeos, análises das respostas do questionário e da repercussão dos vídeos. A partir da análise dos gráficos gerados, é perceptível o crescente interesse dos usuários nos estudos de ciências exatas a partir de novas tecnologias educacionais.

Palavras-chave


Aprendizagem. Tecnologias Educativas. YouTube.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p3-12

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