Utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aprendizagem das Ciências Exatas

Autores

  • Maria Isabel Ferreira Santos
  • Rafael Roberto da Silva
  • Lorena Letícia Gomes Otoni
  • Millena Dayse Barbosa da Silva
  • Francisco Lopes Lavor Neto

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p3-12

Palavras-chave:

Aprendizagem. Tecnologias Educativas. YouTube.

Resumo

A forma de ensinar e aprender tem sido modelada pelas intensas transformações que a sociedade tem experimentado devido ao desenvolvimento tecnológico. Por conta disso, o presente trabalho buscou oferecer a estes estudantes uma forma de auxilia-los no aprendizado das disciplinas de física, química e matemática, com o uso do YouTube e através da produção de material didático a serem publicados neste site, sob forma de vídeos de cunho explicativo a respeito de determinada teoria, situação ou problema que esteja engajado no ensino das referidas disciplinas. A metodologia utilizada caracteriza-se como um estudo quantitativo, onde os dados coletados são provenientes de questionários, observações e análises de gráficos e repercussão das atividades desenvolvidas. O desenvolvimento da pesquisa, se deu em seis importantes fases, que são: realização de encontros virtuais dos participantes, elaboração de um questionário, gravação e divulgação dos vídeos, análises das respostas do questionário e da repercussão dos vídeos. A partir da análise dos gráficos gerados, é perceptível o crescente interesse dos usuários nos estudos de ciências exatas a partir de novas tecnologias educacionais.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Edição

Seção

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS - Educação e Cultura