Utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aprendizagem das Ciências Exatas
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p3-12Palavras-chave:
Aprendizagem. Tecnologias Educativas. YouTube.Resumo
A forma de ensinar e aprender tem sido modelada pelas intensas transformações que a sociedade tem experimentado devido ao desenvolvimento tecnológico. Por conta disso, o presente trabalho buscou oferecer a estes estudantes uma forma de auxilia-los no aprendizado das disciplinas de física, química e matemática, com o uso do YouTube e através da produção de material didático a serem publicados neste site, sob forma de vídeos de cunho explicativo a respeito de determinada teoria, situação ou problema que esteja engajado no ensino das referidas disciplinas. A metodologia utilizada caracteriza-se como um estudo quantitativo, onde os dados coletados são provenientes de questionários, observações e análises de gráficos e repercussão das atividades desenvolvidas. O desenvolvimento da pesquisa, se deu em seis importantes fases, que são: realização de encontros virtuais dos participantes, elaboração de um questionário, gravação e divulgação dos vídeos, análises das respostas do questionário e da repercussão dos vídeos. A partir da análise dos gráficos gerados, é perceptível o crescente interesse dos usuários nos estudos de ciências exatas a partir de novas tecnologias educacionais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.