Educando e inovando nas tecnologias da informação verde através de 3r’s: reciclagem, reaproveitamento e robótica

Frederico Campos Pereira

Giulliana Karla Lacerda Pereira Queiroz

José Anderson Rodrigues Souza

Jéssica Fernada Silva Oliveira

Raquel Borges de Pontes

José Roberto Soares Oliveira

Resumo

Nos últimos anos a produção de equipamentos tecnológicos aumenta a cada dia. Consequentemente, a gestão destes resíduos sólidos nas cidades tornou-se uma grande preocupação ambiental, pois na maioria das cidades brasileiras o lixo é descartado de forma inadequada. Por isso, surgiu a necessidade de fazer uma coleta seletiva de lixos eletrônicos na cidade de Pedras de Fogo-PB, com o intuito de, a partir destes materiais, confeccionar ferramentas pedagógicas para facilitar o processo de ensino aprendizagem. O caráter inovador está em integrar ações de educação ambiental, reaproveitamento de peças que possam ser utilizadas em aulas práticas e no incentivo do estudo da Robótica aplicada ao ensino infantil. O presente trabalho teve como objetivo, recolher materiais de lixo eletrônico e fazer o reaproveitamento das peças para aplicar no desenvolvimento de ferramentas pedagógicas. A coleta dos materiais foi feita em conjunto com os discentes da instituição, de modo seguro devido a pandemia do coronavírus, a ferramenta pedagógica chamasse Play TIGRRREEN. A finalidade da pesquisa é apresentar a importância de inovar no que se refere a materiais didáticos voltados a Robótica e Meio Ambiente e corroborar outras pesquisas nessa área.

Palavras-chave


Robótica; Meio Ambiente; Educação


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p55-61

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 809

Total de downloads do artigo: 489