Identificação de guardiões e formação de um banco comunitário de sementes na Comunidade Chã da Bulandeira no Município de Jaçanã – RN

Manoel Modesto dos Santos Neto

Anderson Ramon Araújo Neves

Francisco Roberto de Sousa Marques

Montesquieu da Silva Vieira

José Jean Gonçalves

José Marcio da Silva Vieira

Resumo

O projeto busca identificar os guardiões da agrobiodiversidade e implantar um banco comunitário de sementes crioulas na comunidade de Chã da Bulandeira, município de Jaçanã/RN, através da organização dos agricultores para o desenvolvimento de ações de conservação de sementes de milho, feijão e fava. A metodologia utilizada será desenvolvida de forma participativa, junto com os parceiros sociais e lideranças dos guardiões de sementes. Espera-se, com esse trabalho, a organização coletiva de um banco de sementes crioulas, a publicação de um artigo científico, a orientação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além da divulgação da ação nas redes sociais e também em um programa na Rádio Comunitária FM Flores de Jaçanã-RN.

Palavras-chave


Guardiões; Participação; Práticas agroecológicas; Conhecimentos tradicionais


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v0n1p11-14

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 891

Total de downloads do artigo: 627