Extensão universitária na UPE multicampi: avaliação dos indicadores de 2018 e 2019

Hígor Ricardo Monteiro Santos

Bárbara Siqueira Batista

Miriam Lecilia Farias Ribeiro

Josiete da Silva Mendes

Resumo

Por meio da institucionalização e inserção nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, a Extensão Universitária tem ganhado evidência nas universidades brasileiras. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever as principais características de um conjunto de 40 ações extensionistas aprovadas em edital da Universidade de Pernambuco (UPE), as quais tiveram como base os indicadores de avaliação da extensão universitária definidos pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX). Diante disso, foi realizada uma pesquisa documental em fontes primárias, tais como o site da UPE, os relatórios das ações extensionistas e os relatórios do setor de Recursos Humanos. Os resultados apresentados neste trabalho evidenciam um alto número de ações na área de saúde, assim como uma grande contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões abrangidas pelas ações. Dessa forma, foi possível perceber contribuições para vários munícipios, escolas públicas e inclusão de população vulnerável como público-alvo. Além disso, este trabalho também avança no sentido de aplicar um sólido instrumento de avaliação proposto pelo FORPROEX num ambiente real de ações extensionistas.

Palavras-chave


Extensão Universitária. Indicadores de Extensão. Gestão Acadêmica.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p63-76

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1796

Total de downloads do artigo: 663