Extensão universitária na UPE multicampi: avaliação dos indicadores de 2018 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692021v9n19p63-76Palavras-chave:
Extensão Universitária. Indicadores de Extensão. Gestão Acadêmica.Resumo
Por meio da institucionalização e inserção nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, a Extensão Universitária tem ganhado evidência nas universidades brasileiras. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever as principais características de um conjunto de 40 ações extensionistas aprovadas em edital da Universidade de Pernambuco (UPE), as quais tiveram como base os indicadores de avaliação da extensão universitária definidos pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX). Diante disso, foi realizada uma pesquisa documental em fontes primárias, tais como o site da UPE, os relatórios das ações extensionistas e os relatórios do setor de Recursos Humanos. Os resultados apresentados neste trabalho evidenciam um alto número de ações na área de saúde, assim como uma grande contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões abrangidas pelas ações. Dessa forma, foi possível perceber contribuições para vários munícipios, escolas públicas e inclusão de população vulnerável como público-alvo. Além disso, este trabalho também avança no sentido de aplicar um sólido instrumento de avaliação proposto pelo FORPROEX num ambiente real de ações extensionistas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.