Educação digital: uma necessidade contemporânea

Lourdes Sales Macedo

Maria de Fátima Dantas Carneiro Souto

Edivania Elisa Figueiredo

Luiz Januário Torres Silva Filho

Resumo

O texto trata do Projeto Educação Digital: uma necessidade contemporânea, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão - PROEXT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, na cidade de João Pessoa, Paraíba. O objetivo é apresentar a experiência deste projeto que oferece os Cursos de Informática Básica e de Montagem e Manutenção de Microcomputadores para comunidades em situação de vulnerabilidade econômica e social. Texto elaborado a partir da experiência vivida no desenvolvimento destes cursos, fundamentado no referencial teórico e no discurso dos alunos. Resultados: participação de 165 (cento e sessenta e cinco) alunos nos cursos de extensão oferecidos e a rica experiência de monitoria para 09 (nove) discentes do IFPB. Finalmente considera que o projeto foi uma valiosa oportunidade educativa que contribuiu na formação e no desenvolvimento humano e social dos participantes, atingindo plenamente o objetivo proposto de promover a educação digital para comunidades excluídas do universo das Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Palavras-chave


Educação. Tecnologia Digital. Inclusão Social.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692013v1n1p46-54

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2399

Total de downloads do artigo: 1073