Projeto meninas cientistas: relato de experiência

Cícera Carla de Souza Pereira

Erika Rodrigues Dias

Daniella Florencio Pereira Siqueira

Leticia Lacerda Bailão

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e os resultados do projeto de extensão Meninas Cientistas. O objetivo foi contribuir com o ensino de ciência e tecnologia visando à diminuição das diferenças de gênero existentes nessas áreas, bem como, à desconstrução de estereótipos referentes à profissão de cientista, estimulando o interesse de alunas do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro que atuaram no projeto como monitoras e alunas do oitavo ano de escolas públicas municipais da cidade de Monteiro-PB por meio de atividades experimentais de Física, Geografia, Robótica/Programação, Sociologia e Psicologia. O projeto foi desenvolvido por servidoras do IFPB – Campus Monteiro que atuaram nas suas respectivas áreas de formação, com o auxílio de estudantes da Instituição.  Ao final das atividades foi possível notar que, entre outros resultados, as estudantes apresentaram maior interesse pela ciência e pelas demais áreas do saber trabalhadas ao longo do projeto. Além disso, percebemos um maior engajamento nos diálogos sobre Ciências e Tecnologias.

Palavras-chave


Mulheres na ciência. Ciências e Tecnologia. Gênero.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p124-130

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 784

Total de downloads do artigo: 523