Educomunicar: uma proposta extensionista que protagoniza discentes a partir da mídia radiofônica

Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues

Wanderlécio Rodrigues da Silva

José Gomes de Andrade Neto

Karla Aguiar Rodrigues de Oliveira Chagas

Hesley Figueiroa Travassos

Josenildo Pereira da Silva

Resumo

O termo Educomunicar (SOARES, 1996) refere-se à resultante do consórcio de forças semânticas entre as áreas da Educação e da Comunicação, na perspectiva de intersecção de expertises em favorecimento a processos pedagógicos, que utiliza a mídia radiofônica como estratégia de formação discente. O presente projeto é mais uma ação do Núcleo de Extensão e Cultura “Mídias jornalísticas na escola: ecos da educomunicação. Em âmbito geral, a propositura do Educomunicar, executado entre junho e dezembro de 2019, objetiva capacitar alunos da rede pública estadual de ensino de cursos técnicos integrados ao ensino médio no sentido de alcance de um protagonismo em sua vida estudantil e profissional, capaz de tornar-se um sujeito crítico, investigativo e atuante diante de problemas da sociedade em que está inserido, por meio das ondas radiofônicas. O público atendido foi alunos da Escola Cidadã Integral Técnica prof. Bráulio Maia, em Campina Grande. Do ponto de vista metodológico, o projeto foi trabalho em duas etapas: I – exposição de conteúdos ligados a performances do discente (oratória/oralidade, corpo e movimentos, linguagem escrita, radiofonia e radiojornalismo); II – atividades práticas em cabine de webrádio volante, adquiridos com recursos financeiros, concedidos pelo campus, de projetos atendidos pelo Núcleo extensionista retromencionado. 

Palavras-chave


Educação. Educomunicação. Radiofonia.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p52-59

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 849

Total de downloads do artigo: 591