A educação ambiental como instrumento na implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em escolas públicas

Hosana Emilia Sarmento Costa Leite

Lilyanne Rocha Garcez

Pyetro Tharlley Faustino da Silva

Yasmim Ketley Medeiros de Morais

Vágner Maurício Queiroz da Costa

Valéria da Silva Nogueira

Resumo

Este relato é parte de um Projeto de Extensão, desenvolvido por um grupo de servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro, cujo objetivo principal consistiu em verificar a viabilidade de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para a Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza. Iniciou-se com um planejamento das atividades a serem executadas juntamente com a gestão da escola. Posteriormente se realizou uma descrição da área de estudo, pesquisa bibliográfica e legislação referente ao tema, aplicação de questionários aos estudantes e servidores, caracterização dos resíduos gerados, além das ações de educação ambiental com a comunidade escolar através de dinâmicas e palestras. Diante dos resultados obtidos foram postas, algumas diretrizes iniciais para elaboração do PGRS na referida escola. Destaca-se que durante as etapas executadas todos os envolvidos, se dispuseram a iniciar mudanças nos hábitos do descarte de resíduos gerados, o que torna, portanto, indispensável o envolvimento de todos para o sucesso de implementação de um plano de gerenciamento.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p60-69

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 803

Total de downloads do artigo: 743