Disseminação de tecnologias sociais para tratamento de esgoto doméstico na zona rural de Princesa Isabel - PB e Região

Cirleide Gomes de Oliveira

Sílvia Raphaele Morais Chaves

Laércio Rodrigues de Carvalho

Thais de Freitas Morais

Artur Moisés Gonçalves Lourenço

Resumo

O saneamento ambiental na zona rural é primordial para que seja realizada a manutenção da saúde da população e da qualidade dos recursos naturais, este trabalho visou disseminar tecnologias sociais para o tratamento do esgoto doméstico gerado na área rural no município de Princesa Isabel – PB e região. Para isso, foi realizado um diagnóstico da atual situação da coleta e tratamento de esgotos na zona rural, realizaram-se dias de atividades no campo, oficinas voltadas para o tratamento de águas cinzas e águas negras. Foram implantadas Unidades demonstrativas (UDs) das tecnologias sociais, Círculo de bananeiras e Tanque de Evapotranspiração (TEvap). Os sistemas TEvaps implantados foram considerados modelos experimentais, pois apresenta um formato circular, formato esse não descrito na literatura. Ao todo participaram do trabalho 18 comunidades e um total de 150 pessoas. Levanto em conta que ainda existe um déficit nas políticas públicas voltadas para essa temática é preciso que haja uma continuidade de projetos sobre saneamento rural na região com a interação de todos os segmentos da sociedade, para quem sabe por meio de uma apropriação coletiva das políticas públicas surjam de baixo para cima, tendo estas uma melhor chance de efetivação e real transformação social.

Palavras-chave


Tanque de evapotranspiração. Círculo de bananeiras. Comunidades Rurais. Tratamento de esgoto doméstico.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p99-114

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 824

Total de downloads do artigo: 892